As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X08152020017

Resumo

No Renascimento, com a expansão do comércio, vender produtos exigia uma resolução mais ágil de cálculos, o que acarretava na utilização de instrumentos matemáticos que facilitavam esses procedimentos. Um deles, bastante disseminado no século XVII, era conhecido como régua de cálculo. Dessa forma, este artigo tem o intuito de apresentar um estudo sobre a régua de cálculo linear, em particular, direcionando as reflexões acerca da construção de saberes e práticas docentes proporcionadas a partir da sua construção e da sua utilização em um curso de extensão universitária. Em relação aos procedimentos metodológicos, a pesquisa se caracteriza conforme a pesquisa-ação, tendo um cunho qualitativo, no qual se apreendem recursos para o desenvolvimento e reflexão para se aprimorar a prática. A partir do curso, foi constatado que os participantes mobilizaram saberes fundamentais para formação da prática docente. Dentre os conhecimentos que surgiram, podemos destacar o conhecimento pedagógico e o da matéria do conteúdo desvelado pelos participantes do curso e percebido por meio da fala dos mesmos. Assim, percebe-se a importância desse tipo de abordagem de história e ensino de matemática para a formação de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Gomes dos Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2019). Mestranda do programa de pós-graduação em ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará. Membro do grupo de pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM). Tem interesse pelos temas: História da Matemática, Formação de professores da Matemática e Ensino de Matemática.

Adriana Nogueira de Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará - PPGE/UECE. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará - UECE. Pesquisa "A formação inicial de professores para o ensino de matemática: reflexões sobre os saberes e práticas". Orientação: Prof.ª Dra. Ana Carolina Costa Pereira. Integrante do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM).

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Ana Carolina Costa Pereira é licenciada em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2001), tem mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010). Atualmente é docente adjunta da Universidade Estadual do Ceará - UECE e do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE. Também é líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática e Diretora da Sociedade Brasileira de Educação Matemática - Regional do Ceará. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino de Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: geometria, livros didáticos, história da matemática, educação matemática e história da educação matemática. 

Downloads

Publicado

2020-10-09

Como Citar

SANTOS, Andressa Gomes dos; OLIVEIRA, Adriana Nogueira de; PEREIRA, Ana Carolina Costa. As contribuições da régua de cálculo linear na construção dos saberes e das práticas docentes. Revista BOEM, Florianópolis, v. 8, n. 15, p. 17–36, 2020. DOI: 10.5965/2357724X08152020017. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/17299. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos