Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com softwares: um panorama a partir de produções acadêmicas

Autores

  • Andressa Teixeira Sobrinho Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Maria Arlita da Silveira Soares Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X07132019001

Resumo

Este texto expõe como estão sendo abordadas questões relacionadas ao ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com o auxílio de softwares de matemática dinâmica em pesquisas publicadas em periódicos brasileiros que publicam artigos da área da Educação Matemática. Fundamenta-se em estudos que abordam o desenvolvimento do pensamento algébrico e a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Os dados foram produzidos e analisados a partir de Metanálise. Os resultados demonstram a predominância de propostas de ensino, na Educação Básica, principalmente no Ensino Médio. O foco da maioria das produções foi o conceito de função, com a utilização do software Geogebra. No que tange aos aspectos mais apontados na teoria dos Registros de Representação Semiótica, destacaram-se as transformações cognitivas, tratamento e conversão. Quanto às concepções da álgebra, percebeu-se que a maioria das pesquisas tratou de conceitos algébricos sem explicitar a importância das concepções da álgebra. Quanto ao pensamento algébrico, apenas uma produção investigou explicitamente suas características, as demais as apresentaram de forma implícita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Teixeira Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestranda em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Licenciada em Ciências Exatas - Matemática pela Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA).

Maria Arlita da Silveira Soares, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em Matemática Licenciatura Plena pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, mestrado e doutorado em Educação nas Ciências pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pampa - Campus Caçapava do Sul. Tem experiência na área de Educação Matemática, atuando principalmente com os seguintes temas: Educação Matemática, formação inicial e continuada, ensino aprendizagem de Matemática. Integrante do Grupo de Pesquisa - GEEM - Grupo Estudos em Educação Matemática e Líder do Grupo de Pesquisa- matE² - Educação e Educação Matemática.

Downloads

Publicado

2019-08-31

Como Citar

SOBRINHO, Andressa Teixeira; DA SILVEIRA SOARES, Maria Arlita. Ensino e aprendizagem de conceitos algébricos com softwares: um panorama a partir de produções acadêmicas. Revista BOEM, Florianópolis, v. 7, n. 13, p. 1–21, 2019. DOI: 10.5965/2357724X07132019001. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/15355. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos