O reino dos Quadriláteros: uma sequência didática para o ensino de Geometria na Educação Básica

Autores

  • Luciano Soares Gabriel Colégio Educacional de Fartura
  • Norma Suely Gomes Allevato Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06102018145

Resumo

O presente trabalho refere-se ao produto educacional resultante de uma pesquisa de Mestrado Profissional concluída junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, SP. A pesquisa teve como objetivo principal compreender como uma sequência didática, apoiada na teoria das situações didáticas, pode contribuir para o ensino de Geometria – Quadriláteros – no Ensino Fundamental II. A elaboração da sequência didática baseou-se em noções da Teoria das Situações Didáticas, de Guy Brousseau. Considerando o que se mostrou nos dados da pesquisa, foi possível verificar que a interação dos alunos com a sequência de atividades realizadas facilitou a compreensão dos conceitos e da classificação dos quadriláteros segundo uma perspectiva hierárquica – que considera a classificação de um conjunto de conceitos de modo que os mais particulares são, muitas vezes, subconjuntos dos mais gerais –, além de estimular o desenvolvimento do pensamento matemático e geométrico através da resolução de problemas que estimularam a utilização das habilidades de observação, formulação, comunicação, argumentação e validação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Soares Gabriel, Colégio Educacional de Fartura

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (2004); graduação em Pedagogia pela UNINOVE (Universidade Nove de Julho), Especialização Lato sensu em Estatística pela Universidade Estadual de Londrina. É mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL (Universidade Cruzeiro do Sul). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Geometria e Trigonometria.

Norma Suely Gomes Allevato, Universidade Cruzeiro do Sul

Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1985), Mestrado em Matemática Pura pela Universidade Estadual de Londrina (1991) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é membro associado da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e docente, pesquisadora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Cruzeiro do Sul, desenvolvendo atividades também no curso de Licenciatura em Matemática. Tem vasta experiência docente na Educação Superior, ministrando disciplinas da área de Matemática nos mais diversos cursos e na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: matemática, educação matemática, resolução de problemas, computadores, formação de professores e ensino-aprendizagem.

Downloads

Publicado

2018-08-28

Como Citar

SOARES GABRIEL, Luciano; GOMES ALLEVATO, Norma Suely. O reino dos Quadriláteros: uma sequência didática para o ensino de Geometria na Educação Básica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 10, p. 145–164, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06102018145. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11866. Acesso em: 19 abr. 2024.