Geometria do compasso de Mascheroni em atividades com software de matemática dinâmica

Autores

  • Giselle Costa de Sousa UFRN
  • José Damião Souza de Oliveira SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE E UFRN

DOI:

https://doi.org/10.5965/2357724X06112018058

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo mostrar uma possibilidade de relação entre o uso da História da Matemática e o das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) no ensino de Matemática, por meio de atividades com construções geométricas da Geometria do Compasso (1797), de Lorenzo Mascheroni (1750 - 1800).  Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa caracterizada por uma exploração histórica de caráter bibliográfico seguida de uma intervenção empírica, com base no uso da História da Matemática aliado à TIC via Investigação Matemática. Nessa busca, deparamo-nos com os problemas de Geometria que são apresentados por Mascheroni na obra indicada anteriormente, para os quais sugerimos soluções e investigações usando o software GeoGebra. A pesquisa resultou na elaboração de um produto educacional, um caderno de atividades, o qual foi estruturado de modo a permitir que durante a sua execução os alunos pudessem realizar investigações históricas Tal produto foi validado pela aplicação em duas turmas da disciplina Didática da Matemática I (MAT0XXX) do curso de Licenciatura em Matemática da UFXX. Nesse artigo, ainda apresentamos o exemplo de dois blocos de atividades elaboradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giselle Costa de Sousa, UFRN

Bacharel e licenciada em Matemática, doutora em Educação, professora do Departamento de Matemática, do PPGECNM e coordenadora do PIBID de Matemática da UFRN.

José Damião Souza de Oliveira, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DO RIO GRANDE DO NORTE E UFRN

Ms. Em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, supervisor do PIBID de Matemática da UFRN e professor da rede estadual de educação do Rio Grande do Norte

Downloads

Publicado

2018-10-15

Como Citar

SOUSA, Giselle Costa de; OLIVEIRA, José Damião Souza de. Geometria do compasso de Mascheroni em atividades com software de matemática dinâmica. Revista BOEM, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 58–77, 2018. DOI: 10.5965/2357724X06112018058. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/article/view/11693. Acesso em: 26 abr. 2024.