Sobre a Revista

Periódico sobre Educação Matemática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Ciências Humanas e da Educação (PPGE) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias (PPGECMT) do Centro de Ciências Tecnológicas da Universidade do Estado de Santa Catarina.
Periodicidade: semestral
Ano de criação: 2013

Notícias

[BOEM] Publicamos uma nova edição temática

2021-10-30

Olá!

Comunicamos que foi publicada a edição temática Experiências e sentidos da “não presença” no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19: v. 9, n. 18, de outubro/2021.

Ela pode ser acessada pelo site da revista ou diretamente pelo link: https://www.revistas.udesc.br/index.php/boem/issue/view/805

Agradecemos aos(às) autores(as) e aos(às) pareceristas por suas contribuições.

Convidamos os(as) leitores(as) para prestigiarem as produções apresentadas na edição.

Saiba mais sobre [BOEM] Publicamos uma nova edição temática

Edição Atual

v. 9 n. 18 (2021): Edição Temática: Experiências e sentidos da “não presença” no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19
					Visualizar v. 9 n. 18 (2021): Edição Temática: Experiências e sentidos da “não presença” no ensino e na aprendizagem da matemática em tempos da pandemia da COVID-19

O número 18 do Boletim online de Educação Matemática - BOEM é uma edição temática destinada a EXPERIÊNCIAS E SENTIDOS DA “NÃO PRESENÇA” NO ENSINO E NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA EM TEMPOS DA PANDEMIA DA COVID-19, em contextos de todos os níveis e modalidades de ensino.

Educação a Distância? Ensino Remoto? Aulas não presenciais? Aulas virtuais? Com quais desses sentidos – ou outros – você, profissional da educação, está lidando para exercer a prática docente em tempos da pandemia da COVID-19 quando a “não presença” é necessária?

Com quais recursos didáticos, metodológicos e tecnológicos você exerce sua prática docente nesses contextos de “não presença”? Em que espaços? Quais são suas turmas? Qual é seu novo planejamento pedagógico? Qual é a nova centralidade do currículo de matemática? E sobre as avaliações? O que, da prática docente se viu alterada nesse contexto?

A respeito das condições pessoais, familiares, psicológicas e de saúde, como vem se dando o trabalho docente na “não-presença”? E a aprendizagem dos estudantes? E a organização da gestão?

Quais são as suas expectativas, inquietações e reflexões para os tempos em que a “não presença” cessar e os espaços educacionais tiverem que modificar a sua normalidade em prol da preservação da saúde e da vida?

Essas são algumas das questões que moveram os autores para contribuirem com os textos desta edição. 

Agradecemos aos autores e às autoras, cujos textos aqui publicamos, por compartilharem suas experiências e esperanças sobre o tema. E oferecemos aos leitores e às leitoras a oportunidade da leitura e da reflexão sobre o campo da Educação Matemática. Boa leitura!


Editoras do BOEM responsáveis pela publicação temática:

Profa. Dra. Luciane Mulazani dos Santos

Profa. Ma. Maria Caroline Silveira

Profa. Ma. Maura Pauletto Taschetto

Publicado: 2021-10-30

Editorial

Relatos de Experiência

Ver Todas as Edições