Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis

Autores

  • Maria de Souza Universidade Comunitária da Região de Chapecó
  • Marinilse Netto Universidade Comunitária da Região de Chapecó

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016202

Palavras-chave:

Educação, Artes, Lenice Weis, Ensino,

Resumo

A presente pesquisa desenvolveu-se pela necessidade de reconhecer o espaço da Arte Educação como um campo de reflexão sobre a arte local, explorando a poética e materiais usados pela artista Lenice Weis. A obra da artista nos remete ao processo colonizador da Região Oeste de Santa Catarina e a partir do tema, objetiva-se propor atividades em Arte Educação estabelecendo conexões entre a arte e a cultura local. Como metodologia, desenvolveu-se uma pesquisa bibliográfica sobre o histórico da região, abordando questões que envolvem a cultura cabocla e a colonizadora. Foi realizada entrevista semiestruturada com a artista com o objetivo de entender seu processo artístico e a influência da cultura em sua poética. A proposta foi desenvolvida em escola de educação básica no município de Chapecó/SC. Como resultados, espera-se que os/as estudantes sintam-se incentivados a refletir sobre aspectos da região em especial, as relações entre arte e cultura.

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Publicado

01-12-2016

Como Citar

DE SOUZA, Maria; NETTO, Marinilse. Das tripas à arte: processos de ensino em Arte-Educação a partir das obras de Lenice Weis. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 3, p. 202–225, 2016. DOI: 10.5965/1984317812032016202. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7160. Acesso em: 28 mar. 2024.