O PIBID FRENTE OS CAMINHOS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Lourival Martins Filho UDESC
  • Alba Regina Batistti de Souza UDESC
  • Julia Atrib UDESC
  • Débora Picinato UDESC
  • Caroline Paulinha Branco UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781112015108

Palavras-chave:

Formação Docente – Prática Pedagógica - Saberes Docentes – Educação Básica - PIBID

Resumo

O artigo é resultado de uma pesquisa sobre a formação docente considerando produções teóricas e políticas de formação, mais especificamente o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência. As questões orientadoras são: quais os principais desafios e perspectivas para a docência segundo as produções teóricas em evidência? Como os bolsistas de ID (Iniciação a Docência) percebem as influências do PIBID na sua formação? Quais as possíveis relações entre as premissas teóricas e a efetiva contribuição do PIBID na formação dos licenciandos? Trata de um estudo bibliográfico conjugado com a aplicação de um questionário respondido por dez bolsistas de ID (Iniciação a Docência). A partir de uma abordagem qualitativa, os dados foram discutidos considerando princípios da análise de conteúdo. Conclui-se que, em vários aspectos, há consonância entre as produções sobre a formação docente e os relatos dos Bolsistas de ID como: maior articulação teoria e prática; reconhecimento mais aprofundado do contexto escolar e, em especial, da sala de aula; construção de saberes específicos para a prática docente, com crescente autonomia e protagonismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lourival Martins Filho, UDESC

Professor Associado do Departamento de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Gestão da Informação

Alba Regina Batistti de Souza, UDESC

Professora Associada Participante do Departamento de Pedagogia FAED/UDESC Estágio Pós-Doutoral UNISINOS/RS - Coordenadora de área –PIBID – Pedagogia – Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Julia Atrib, UDESC

Bolsista PIBID

Débora Picinato, UDESC

Bolsista PIBID

Caroline Paulinha Branco, UDESC

Bolsista PIBID

Downloads

Publicado

02-10-2015

Como Citar

FILHO, Lourival Martins; DE SOUZA, Alba Regina Batistti; ATRIB, Julia; PICINATO, Débora; BRANCO, Caroline Paulinha. O PIBID FRENTE OS CAMINHOS E DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 108–126, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015108. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5692. Acesso em: 29 mar. 2024.