O ensino de arte na UECE e UNILAB: cultura popular e lúdica na formação de educadores (2013-2017)

Autores

  • Edite Colares Oliveira Marques Universidade Estadual do Ceará http://orcid.org/0000-0002-7635-8995
  • Jeannette Filomeno Pouchain Ramos Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Palavras-chave:

Ensino de arte, Corpo, Cultura, Educação intercultural,

Resumo

Ao problematizar o ensino de artes nos anos iniciais da escolarização no Brasil, observamos que a ludicidade e as manifestações da cultura popular, apesar do marco legal e das orientações curriculares sobre sua obrigatoriedade, valorização e promoção, têm sido desconsideradas enquanto elementos fundamentais do universo artístico na escola. Preocupa-nos uma educação com outra episteme de corpo e da cultura, numa integração entre sentir, pensar e agir. Neste artigo, destacamos a importância da iniciação da criança nas artes seguindo o fluxo continuum, partindo das vivências familiares — como as cantigas de ninar e as festividades populares — às expressões e manifestações regionais, componente curricular da educação básica. Ao revisitar e analisar nossa prática docente no ensino de artes na formação de pedagogos na Universidade Estadual do Ceará – UECE e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira – UNILAB, no interstício de 2013 a 2017, a partir da pesquisa-ação, da observação participante e da análise dos documentos (projetos, planos de curso, relatórios de pesquisa e extensão e acervo iconográfico), reafirmamos a arte como portal e como ponte para a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças, mediadas pelo corpo e pela educação dos sentidos na vivência da cultura popular e da cultura do outro.


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Biografia do Autor

Edite Colares Oliveira Marques, Universidade Estadual do Ceará

Centro de Educação-Arte e Educação, Universidade Estadual do Ceará

Jeannette Filomeno Pouchain Ramos, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Docente do Curso de Pedagogia da UNILAB

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Publicado

01-10-2019

Como Citar

MARQUES, Edite Colares Oliveira; RAMOS, Jeannette Filomeno Pouchain. O ensino de arte na UECE e UNILAB: cultura popular e lúdica na formação de educadores (2013-2017). Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 77–104, 2019. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/12739. Acesso em: 28 mar. 2024.