Filme-vida: dispositivo para pensar integração e alternância

Autores

  • Sandra Albuquerque Reis Fachinello Instituto Federal de Educação de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812032016255

Palavras-chave:

Educação, Artes, Inclusão, Ensino

Resumo

O presente texto contempla o relato de experiência docente como professora de Arte no Curso Técnico em Vestuário na modalidade Integrado – PROEJA-CERTIFIC. O Curso é oferecido no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) de Jaraguá do Sul, aliando a formação profissional em vestuário ao ensino básico de nível médio; possibilitando a Certificação de Saberes Profissionais pelo processo CERTIFIC e o Reconhecimento de Saberes Escolares. O relato objetiva apresentar e discutir a experiência a ação docente em Arte no Componente Curricular de Linguagens e suas tecnologias, em parceria com outros 3 professores (Língua Portuguesa, Espanhol e Inglês), com a constituição de dispositivos para “corporificar” o tempo social (horas complementares e alternância), aliando pesquisa e extensão como forma de integrar conhecimentos profissional e ensino básico de nível médio, no campo das linguagens. O dispositivo aqui tratado foi um filme-vida, o qual foi planejado, executado e apresentado (14° Didascálico - Mostra de Arte e Cultura – IFSC; realizado de 21 a 25/09/2015 nas dependências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina - Câmpus Florianópolis). Como considerações finais pensa-se a pesquisa e extensão em Linguagens, pelo viés do dispositivo do filme, uma forma viável de pensar o tempo social em cursos de PROEJA-CERTIFIC.

Biografia do Autor

Sandra Albuquerque Reis Fachinello, Instituto Federal de Educação de Santa Catarina

PROFESSORA DE ARTES VISUAIS DO IFSC.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é um dispositivo. Revista Outra Travessia n. 5,Ilha de Santa Catarina - 2° semestre de 2005 (https://periodicos.ufsc.br/index.php/Outra/article/view/12576/11743)

BONDIA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação n.19, 2002 (http://www.scielo.br/pdf/rbedu/n19/n19a02.pdf)

BRASIL. Ministério da Educação. Documento Base - Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Brasília: SETEC, 2006a. BRASIL. Decreto n. 5.840, de 13 de Julho de 2006. Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA - e dá outras providências. Brasília, DF, 2006b.

BRASIL. Ministério da Educação. Site de explicações sobre o CERTIFIC. Disponível em:

http://portal.mec.gov.br/setec-secretaria-de-educacao-profissional-e-tecnologica/programas?id=15266. Brasília, DF, 2010.

CISNERO, Leandro Marcelo. Ensino de Filosofia para uma Educação do Campo: uma experiência em assentamentos do MST no Interior de Santa Catarina. In: BROEMER, Leyli A. P..Et alii (org.) Escola e Vida – uma experiência pedagógica de estudo por complexos em assentamentos do MST no Estado de Santa Catarina. Florianópolis:Insular, 2013.

COAN, Marival. Formação profissional e politécnica. Florianópolis:IFSC, 2014.

FACHINELLO, Sandra A. R. Alternância? Não... Integração e contágio! Revista Linkscience Place, 2015. (ISSN:2358-8411/DOI: 10.17115)

FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (Orgs.) Ensino Médio integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005.

FRIGOTTO, Gaudêncio. A produtividade da escola improdutiva – um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. São Paulo:Cortez, 2010.

IFSC. Plano de Curso. Projeto pedagógico do curso técnico de nível médio em Vestuário na modalidade EJA, Campus Jaraguá do Sul. IF-SC, 2011.

IFSC. Planejamento de Desenvolvimento Institucional do Instituto Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://pdi.ifsc.edu.br/files/2014/06/capitulo_2_final.pdf, 2014. Acesso em 15 out. 2015.

MACHADO, Arlindo. Arte e mídia. SP: Zahar, 2007.

SILVA, Adriano Larentes. Currículo integrado. Florianópolis : IFSC, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Edição

Seção

Relatos de Experiência