RETALHOS DE UMA HISTÓRIA: ACONTECIMENTOS, MEMÓRIAS E TRAJETOS SOCIAIS NA BUSCA E NA VOZ POR UM PEDAÇO DE ARTE

Autores

  • Rosana Renata dos Santos Dominguez FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317812022016007

Resumo

Este artigo trata um recorte de uma pesquisa apresentada à Universidade Regional de Blumenau – FURB como requisito ao título de Mestre em Educação. O objeto do estudo envolveu quatro sujeitos selecionados e abordou sobre a construção social e discursiva de disposições artísticas - estudo a partir de alunos de um ateliê de pintura. “Os retalhos” aos quais nos referimos, são recortes da história de Tereza que trouxe algumas singularidades em seu discurso “por um pedaço de arte”. Tereza nasceu em 1952, e teve seu primeiro contato com a pintura aos seis anos de idade, sendo que mais tarde o artesanato faria parte de sua vida e auxiliaria no orçamento familiar. O texto constitui-se de reflexões acerca da relação de Tereza com sua arte, manifestadas no desenrolar de entrevista em que fluem acontecimentos, memórias, lembranças e discursos. O discurso revelou o cotidiano de Teresa e sua ligação com a arte, descrevendo práticas efetivas. Palavras-chave: Arte. Memórias. Discursos. Dispositivos. Efeitos de sentidos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Renata dos Santos Dominguez, FURB - Fundação Universidade Regional de Blumenau.

Educação - ARTES.

Referências

BAUMAN, Z. Modernidade líquida. Tradução: Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001. 258p.

BONNEWITZ, P. Primeiras lições sobre a sociologia de P. Bourdieu. 2.ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2003. 149p.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento. Tradução de Daniela Kern; Guilherme J. F. Teixeira. São Paulo: Edusp; Porto Alegre, RS: Zouk, 2007. 560p.

______. Razões Práticas: sobre a teoria da ação. 7.ed. Campinas: Papirus, 1996. 224p.

BOURDIEU, P.; DARBEL, A. O amor pela arte: os museus de arte na Europa e seu público. Tradução de Guilherme João de Freitas Teixeira. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003. 242p.

BRANDÃO, H.H.N. Introdução à análise do discurso. 2.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2004. 122p.

BROCKMEIER, J.; HARRE, R. Narrativa: problemas e promessas de um paradigma alternativo. Psicologia, Reflexa e Crítica, Porto Alegre: UFRGS, v. 16, n. 3, p. 525-535, 2003.

BUENO, K.M.P. Construção de habilidades: trama de ações e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 348p.

CRUZ, L.C.G. As mulheres e a arte no contexto social pernambucano. 2002. 115f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996. 79p. ______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense, 1986. 239p.

GONÇALVES, N.G. Pierre Bourdieu: educação para além da reprodução. Petrópolis: Vozes, 2010. 118p.

KEHL, M.R. Sobre ética e psicanálise. São Paulo: Companhia das Letras, 2002. 203p. ORLANDI, E.P. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Campinas:

Editora Unicamp, 2000. 150p.

PERRENOUD, P. Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora, 1995. 239p.

POSSENTI, S. Teoria do Discurso: um caso de múltiplas rupturas. In: MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. Introdução à linguística: fundamentos epistemológicos. São Paulo: Cortez, 2004. p.101-142.

RESENDE, V.M.; RAMALHO, V. Análise de discurso crítica. São Paulo: Contexto, 2006. 158p.

Downloads

Publicado

2016-09-01

Como Citar

DOS SANTOS DOMINGUEZ, R. R. RETALHOS DE UMA HISTÓRIA: ACONTECIMENTOS, MEMÓRIAS E TRAJETOS SOCIAIS NA BUSCA E NA VOZ POR UM PEDAÇO DE ARTE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 07-26, 2016. DOI: 10.5965/1984317812022016007. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7839. Acesso em: 6 dez. 2022.