ACESSIBILIDADE NO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLOGICO: UMA DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE INCLUSÃO

Autores

  • Kelma Freitas Felipe Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781212016026

Palavras-chave:

Educação Inclusiva, Educação Profissional e Tecnológica, Acessibilidade.

Resumo

O presente trabalho elenca as ações de inclusão desenvolvida pelo Núcleo de Acessibilidade às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) – Campus Limoeiro do Norte. Neste estudo utilizou-se a pesquisa quali-quatitativa para descrição e análise das ações realizadas durante um (01) ano, em busca da inclusão no espaço educacional. Foram objetos de estudo: 1) Palestras e Oficinas sobre Educação Inclusiva; 2) Elaboração de tutorial com orientações e adaptações didática-pedagógica; 3) Projeto Monitorias Inclusivas, 4) Levantamento de acessibilidade arquitetônica do campus. Como resultado verificou-se que tomar posse de informações sobre esta temática e difundi-las possibilita uma compreensão da política de inclusão, de seus entraves e limites dentro do espaço educacional, além de permitir uma maior interação entre servidores, discentes e sociedade civil na busca pela inclusão social e acessibilidade da Pessoa com Deficiência (PcD). Na pesquisa também se concluiu que o referido ano foi um marco para a ampliação das discussões sobre a Educação Inclusiva no campus, o que oportunizou o desenvolvimento de estratégias de acessibilidade, além de colaborar com a permanência dos discentes na instituição, considerando que do total de 06 alunos matriculados apenas 01 evadiu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelma Freitas Felipe, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE, Especialista em Administração e Planejamento de Projetos Social e Mestre em Politicas Públicas e Sociedade também pela UECE

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

FELIPE, K. F. ACESSIBILIDADE NO ENSINO PROFISSIONAL TECNOLOGICO: UMA DESCRIÇÃO DAS AÇÕES DE INCLUSÃO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 12, n. 1, p. 26 - 44, 2016. DOI: 10.5965/198431781212016026. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/7594. Acesso em: 9 dez. 2022.