POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

  • Márcia Denise Pletsch PPGEduc/UFRRJ
  • Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira PPGEduc/UFRRJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781022014125

Resumo

O presente artigo objetivo apresentar reflexões sobre as políticas de inclusão escolar e a avaliação da aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. A investigação integra uma pesquisa, em andamento, vinculada ao Observatório de Deficiência Intelectual – (OBEDUC/CAPES) fundamentada na perspectiva histórico-cultural. Em termos metodológigos foram adotados os referenciais da pesquisa qualitativa com análise de documentos oficiais e dados empíricos coletados em cinco municípios da Baixada Fluminense, Estado do Rio de Janeiro. A partir da análise das informações de campo e seu cotejamento com as diretrizes oficiais e a literatura especializada, verificamos que apesar dos avanços na implementação das políticas de inclusão escolar, as escolas, de maneira geral, não valorizam e/ou não utilizam instrumentos avaliativos que viabilizam o acompanhamento do processo de ensino e aprendizagem de alunos com deficiência intelectual. Igualmente, ficou evidente que os processos avaliativos continuam focando as impossibilidades dos alunos e não as suas possibilidades de aprendizagem e desenvolvimento a partir das intervenções e mediações pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcia Denise Pletsch, PPGEduc/UFRRJ

Professora Adjunta do Departamento de Educação e Sociedade do Instituto Multidisciplinar e do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ).

Mariana Corrêa Pitanga de Oliveira, PPGEduc/UFRRJ

Mestranda em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc/UFRRJ) com bolsa da CAPES/OBEDUC.

Downloads

Publicado

21-03-2015

Como Citar

PLETSCH, Márcia Denise; PITANGA DE OLIVEIRA, Mariana Corrêa. POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONSIDERAÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 125–137, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014125. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5846. Acesso em: 28 mar. 2024.