INDISCIPLINA E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE

Autores

  • Thaís Marcela Fernandes Modesto de Araújo Universidade Estadual Paulista - "Júlio de Mesquita Filho".
  • Onaide Schwartz Mendonça Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", campus de Presidente Prudente, São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781112015028

Palavras-chave:

, indisciplina, dificuldade de aprendizagem, formação docente, família, sala de aula.

Resumo

Este trabalho aborda a questão da indisciplina na escola e o papel do professor diante da problemática. A fim de contribuir para o esclarecimento e intervenção adequada perante as dificuldades encontradas em sala de aula, abordamos o conceito de indisciplina no ambiente escolar, enfatizando questões ligadas às dificuldades de aprendizagem e o papel do professor diante de alunos indisciplinados ou com dificuldade de aprendizagem. Segundo, Yves de La Taille (1996), atualmente, a indisciplina é vista como negação de todo valor e regras, portanto, a grande vilã dos problemas das salas de aulas. Este trabalho recorre à pesquisa de cunho qualitativo (BOGDAN e BIKLEN, 1994), em que a observação constitui um dos principais instrumentos de coleta de dados. Neste sentido, os questionamentos que orientam este estudo são: como os professores devem agir diante de alunos com dificuldades comportamentais e cognitivas? Quais são as variáveis individuais e profissionais que contribuem para o comportamento dos alunos em sala de aula? Qual é o papel da escola diante da problemática? Nossas hipóteses são de que a escola deve oferecer ao aluno um ambiente propício para desenvolver suas capacidades, sejam elas comportamentais e/ou cognitivas, e que os docentes devem ter uma formação que garanta competência técnica para que consigam oferecer um ensino de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

02-10-2015

Como Citar

FERNANDES MODESTO DE ARAÚJO, Thaís Marcela; SCHWARTZ MENDONÇA, Onaide. INDISCIPLINA E/OU DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM: O PAPEL DO PROFESSOR DO ENSINO FUNDAMENTAL I DE UMA ESCOLA MUNICIPAL DE PRESIDENTE PRUDENTE. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 11, n. 1, p. 28–50, 2015. DOI: 10.5965/198431781112015028. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/5348. Acesso em: 28 mar. 2024.