SOCIABILIDADE E LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Felipe Moreira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781022014100

Palavras-chave:

Sexualidade, Gênero, Livro Didático, Discurso

Resumo

Analisando o Programa Nacional do Livro Didático e o PCN – Temas Transversais, busco relacionar a discussão teórica destes com alguns livros didáticos escolhidos por uma escola pública do município de Viçosa. As orientações antihomofóbicas e antisexistas são claras nos documentos citados, porém, a análise empírica dos livros mostra que suas representações discursivas e construções de mundo não contemplam a diversidade, criando uma realidade distorcida que exclui a diferença e gera desconforto para quem não se adéqua ao esperado. Através de análise do discurso presente nestes livros, percebe-se a necessidade de maior escrutínio do PNLD para aceitação dos livros que irão compor seus editais e a maior participação de membros de movimentos sociais nos assuntos que lhe dizem respeito. Dessa maneira, trilha-se para uma maior visibilização da diversidade nos livros didáticos para que o ambiente escolar permita e incentive as múltiplas expressões identitárias em nosso país.

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Publicado

21-03-2015

Como Citar

MOREIRA, Felipe. SOCIABILIDADE E LIVRO DIDÁTICO: REPRESENTAÇÕES DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO BÁSICO. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 10, n. 2, p. 100–124, 2015. DOI: 10.5965/198431781022014100. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/4503. Acesso em: 24 abr. 2024.