LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS EM CONTEXTO: INCLUSÃO DOS INDIVÍDUOS SURDOS

Autores

  • José Marcos Rosendo de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual da Paraíba
  • Clara Dulce Pereira marques Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Maria Lúcia Pesssoa Sampaio Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178912014034

Palavras-chave:

LIBRAS. Contexto. Inclusão. Ensino. Indivíduos Surdos.

Resumo

É notória a importância que a Língua Brasileira de Sinais adquire no universo dos surdos e, como um dos elementos constitutivos desse valor, podemos apontar a concretização da comunicação antes impossibilitada em decorrência da surdez. A presente pesquisa tem por objetivos traçar um escorço histórico das Línguas de Sinais a partir da criação de metodologias educacionais que possibilitaram o desenvolvimento cognitivo dos indivíduos surdos, isto é, conhecer o contexto histórico das metodologias educacionais que foram e podem ser aplicadas ao ensino dos surdos. Nessa perspectiva, o presente trabalho justifica-se pelo fato de que há a necessidade de se discutir a inclusão desses indivíduos através de sua língua materna, pois, socialmente eles sempre foram excluídos da sociedade. Assim, uma pesquisa direcionada a este interesse de conhecer a língua desses indivíduos enquanto ferramenta de inclusão possibilita aprofundar a produção científica nesta área do conhecimento. Para sua construção será utilizado obras de autores como Quadros e Karnopp (2004), Magalhães (2011), Salles (2004) e dentre outros que contribuíram significativamente para temática, sendo assim classificada, como pesquisa bibliográfica. Como resultados este estudo buscará apresentar a Língua de Sinais como a possibilidade mais viável para inclusão dos surdos no contexto social e escolar, tendo em vista que é através dela que os surdos podem desenvolver a comunicação, e também, estarem incluídos no processo de ensino/aprendizagem efetivamente.

Biografia do Autor

José Marcos Rosendo de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e Universidade Estadual da Paraíba

Bolsista Capes pelo projeto O desafio de ensinar a leitura e a escrita no contexto do Ensino Fundamental de nove anos. Mestrando em Letras pelo Programa de Pós Graduação em Letras - UERN. Professor Substituto na Universidade Estadual da Paraíba.

Clara Dulce Pereira marques, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Bolsista Capes pelo Programa de Pós Graduação em Letras - UERN

Maria Lúcia Pesssoa Sampaio, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Drª. em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio Grande do Norte. Professora em Regime de dedicação exclusiva na UERN.

Downloads

Publicado

2014-08-30