O ESPECTADOR TEATRAL NA PEQUENA INFÂNCIA: FORMAÇÃO CONTINUADA DOS DOCENTES DA REDE MUNICIPAL DE CURITIBA

Autores

  • Robson Rosseto Universidade do Estado do Paraná - UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná - FAP.
  • Jeórgia de Fátima Rodrigues Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná – FAP.

Resumo

Este trabalho analisa a formação do aluno espectador na pequena infância e as características do profissional docente que media este processo formativo. Para tanto, o estudo examinou a formação continuada de professores da rede municipal de Curitiba, com foco na linguagem teatral e, consequentemente, delineou uma reflexão sobre os efeitos do profissional capacitado para a formação dos espectadores. Como base teórica, o estudo se fundamentou em autores que pesquisam sobre a formação de professores e o ensino do teatro. A investigação valeu-se de entrevistas realizadas com profissionais que trabalham na área da formação docente e do teatro e que se dedicam ao público infantil. O estudo e os dados coletados permitiram a constatação sobre a importância do teatro para o desenvolvimento de crianças espectadoras, e, sobretudo a indispensável formação específica teatral para o professor que coordena processos cênicos com crianças.

Biografia do Autor

Robson Rosseto, Universidade do Estado do Paraná - UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná - FAP.

Mestre em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Professor do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado do Paraná - UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná - FAP. Título da Pesquisa que desenvolvo atualmente: A estética teatral contemporânea: o professor como mediador no ensino e na recepção de espetáculos teatrais.

Jeórgia de Fátima Rodrigues, Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná – FAP.

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Padre João Bagozzi e graduanda do curso de Licenciatura em Teatro pela Universidade Estadual do Paraná – UNESPAR, campus Faculdade de Artes do Paraná – FAP

Downloads

Publicado

2013-09-13