MÚSICA E PALAVRA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO ESCOLAR

Autores

  • Natália dos Santos Livramento UNIVALI
  • Sra Maria Luiza Feres do Amaral UNIVALI
  • Srto Thiago Leonardo da Silva UNIVALI

Resumo

Este artigo descreve um relato de experiência realizado no Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJA) em Itajaí com aulas de música durante a disciplina de estágio supervisionado. O objetivo que se pretende a partir do que for levantado neste trabalho é refletir sobre as metodologias de ensino de música nos contextos escolares. Os relatos descritos dão entendimento e características a respeito da pesquisa como o de caráter qualitativa. Os principais autores utilizados como suporte teórico foram: BRITO (2001); FREIRE (1985) (1994) e SWANWICK (2003). Os resultados obtidos e analisados a partir dos relatos vivenciados possibilitaram compreender a educação musical como prática interdisciplinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália dos Santos Livramento, UNIVALI

Graduanda do último ano de licenciatura em música da Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Possui experiência na área de educação musical e práticas interpretativas em música popular brasileira.

Sra Maria Luiza Feres do Amaral, UNIVALI

Possui Mestrado em Educação e Cultura pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2003)-UDESC; Especialização em Musicoterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina-UNISUL. Professora de teclado e Estágio Supervisionado: Pesquisa da Prática Pedagógica no curso da Licencitura em Música e de Instrumento principal Piano, Grupos musicais e Leitura a primeira Vista do curso de bacharelado da Universidade do vale do Itajaí - UNIVALI. Tem experiência na área de Educação, Educação musical, Metodologia do ensino da Música, Estagio Supervisionado,Orientação de Trabalhos científicos,Teoria musical, História da Música, Análise musical, Prática de Conjunto, Teclado, Piano com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática pianística, planejamento e otimização do estudo, processos de memorização, formação de professores de música, e orientação de trabalhos acadêmicos.

Srto Thiago Leonardo da Silva, UNIVALI

Graduando em Licenciatura em Música pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

LIVRAMENTO, N. dos S.; FERES DO AMARAL, S. M. L.; LEONARDO DA SILVA, S. T. MÚSICA E PALAVRA: UMA EXPERIÊNCIA DE EDUCAÇÃO MUSICAL NO CONTEXTO ESCOLAR. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2760. Acesso em: 7 dez. 2022.