O ENSINO DE ARTES E O USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA COM JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES

Autores

  • edson rodrigues macalini

Palavras-chave:

Ensino de arte - Não-Formal. Educomunicação. Formação cidadã

Resumo

Este trabalho faz uma revisão bibliográfica das oficinas realizadas com adolescentes no Município de Paranaguá-PR, no Projeto Navegando nos Direitos, da ONG Ciranda. A instituição desenvolve um reconhecido trabalhado de articulação e mobilização social com adolescentes por meio da criação de materiais comunicativos que são disseminados para toda a comunidade local. A educomunicação foi utilizada nas oficinas, com a criação de ecossistemas comunicativos que possibilitassem a formação para uma critica social pautada na dialogicidade. O uso dos elementos estéticos sob uma abordagem não-formal para o ensino de Artes criou uma relação comunicativa para a leitura das imagens, a partir do dialogo sobre o significado cultural, para cada um dos participantes, das imagens abordadas. Definiu-se com todos os educadores as atividades práticas que aplicariam nas oficinas. Estas atividades possibilitariam a criação de audiovisuais em Stop-Motion, os produtos finais são geralmente usados em eventos da própria instituição, em oficinas e em canais de disseminação como as redes sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

edson rodrigues macalini

Ensino de Artes, Educomunicação e Cidadânia

Downloads

Publicado

2012-12-12

Como Citar

MACALINI, edson rodrigues. O ENSINO DE ARTES E O USO DAS FERRAMENTAS DE COMUNICAÇÃO: UM PROCESSO DE FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA COM JOVENS DE COMUNIDADES POPULARES. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 5, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2741. Acesso em: 7 dez. 2022.