A relação entre reprodução de pinturas e texto literário no livro didático de português

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0053

Palavras-chave:

representação de pintura, literatura, livro didático de português, texto multimodal

Resumo

A importância de pesquisar sobre as representações de pinturas e sua utilização, se confirma, ao depormos com a sua imensa quantidade presente nos livros didáticos de português. Nosso objetivo é investigar como as representações de pinturas estão sendo utilizadas no Livro Didático “Português Contemporâneo: diálogo, reflexão e uso” (PNLD 2018 a 2020. A multimodalidade está presente para compreendermos o processo de formação do aluno, sobre a relação entre o texto verbal e o texto não verbal. Metodologicamente, esse trabalho privilegia uma análise documental e com viés qualitativo interpretativista. Este estudo é teoricamente fundamentado pelos seguintes autores, a saber: Barbosa (1989, 2003); Praz (1982); Joly (2007) e Maroun et al (2007). Para analisar a função de cada representação de pintura, criamos, categorias de análises, baseadas em Torreão, 2014, que nos apontaram as diferentes perspectivas sobre a função de cada uma delas. Assim, constatamos que as representações de pinturas cumprem a função de uma ilustração imatura, inconsistente e desconexa, marcando a produção de sentido que, infere uma hierarquização entre o texto verbal e o imagético. As representações de pinturas, presentes nos livros didáticos, precisam ser lidas e/ou exploradas em suas dimensões comunicativas, semióticas e estéticas.

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Biografia do Autor

Kerley Duarte, Instituto Federal do Tocantins

Licenciada em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais UFG-GO; Especialização em Arte Educação pela UFT-TO; Mestranda no Programa de Pós-graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais -PPGDire - UFT e Professora do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Tocantins.

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Publicado

02-04-2024

Como Citar

FERNANDES DUARTE DE OLIVEIRA, Kerley; TESTA, Eliane Cristina; MARTINS, Adriana dos Reis. A relação entre reprodução de pinturas e texto literário no livro didático de português. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0053, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0053. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/20502. Acesso em: 3 dez. 2024.