INCLUSÃO SOCIAL: o design como parte integrante no ensino da arte

Autores

  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
  • Thais de Carvalho Larcher Pinto

Palavras-chave:

Inclusão, arte, cegos, design social.

Resumo

A inclusão social é o tema do momento nas discussões, que ações podemos realmente praticar para ver essa minoria excluída se tornar parte integrante da sociedade? Abordaremos sobre a ótica do design, focando no design social, uma discussão sobre objetos pedagógicos e sua função no ensino da arte para deficientes visuais, apoiados em dados de uma oficina realizada com cegos e videntes numa escola pública de Florianópolis/SC.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva é professora doutora atuando na área de ensino de arte e inclusão. É professora titular do Centro de Educação a Distância e do Mestrado em Arte Visuais da UDESC. Linha de investigação Ensino de Arte. Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Arte e Inclusão. Autora do Livro Formação de Professores de Arte: diversidade e complexidade pedagógica.

Thais de Carvalho Larcher Pinto

Thais de Carvalho Larcher Pinto - Graduanda em Design Industrial pela Universidade de Santa Catarina - UDESC. Trabalhou como bolsista técnica do CNPQ no Laboratório de Educação Inclusiva - LEdI - no Centro de Ensino à Distância - CEAD/UDESC (2009).

Downloads

Publicado

2010-06-24

Como Citar

DA SILVA, M. C. da R. F.; PINTO, T. de C. L. INCLUSÃO SOCIAL: o design como parte integrante no ensino da arte. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2005. Acesso em: 30 nov. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>