EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma rede de trocas e produção de conhecimentos sobre ensino de arte com o uso de tecnologias digitais

Autores

  • Beloní Cacique Braga

Palavras-chave:

Formação docente, educação à distância, Arte e ensino, interatividade

Resumo

O presente texto discute sobre a importância das interações em ambientes virtuais de aprendizagem a partir da investigação na plataforma DUO, especificamente no “Ensino de Arte na Contemporaneidade: desafio para a cultura e a educação”. Foram analisadas as postagens, a dinâmica do curso e as conversas geradas pelo chat desenvolvido em espaço alternativo escolhido por um grupo de alunos, além dos documentos recebidos no desenvolvimento do referido curso. Dialogamos a partir das contribuições teóricas de Belloni, Kensky, Hernandez, Tardif & Lessard com as quais construímos e articulamos as ideias nesse texto com o intuito de compreender quais fatores contribuíram para a interação no curso e quais reflexões originam dessa experiência de ensino/aprendizagem virtual. Apontamos como fundamental a disponibilidade do aluno que aprende na modalidade a distância para interagir e a necessidade dos mediadores e gestores em possibilitar a construção autônoma de saberes indispensáveis ao desenvolvimento dos processos educativos/interativos pelos participantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beloní Cacique Braga

Beloní Cacique Braga é licenciada em Artes Visuais pela UFU – Uberlândia-UFU, Pedagogia pela Uni-BH, Mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Ensino de Artes - NUPEA UFU. Mediadora do Fórum "Ações Educativas no Ensino de Arte" no Portal do Professor - MEC. Premiada no V Prêmio Arte na Escola Cidadã. Atualmente é supervisora de Material Didático e Tutoria do Curso de Pedagogia a Distância da UFU.

Downloads

Publicado

2010-06-24

Como Citar

BRAGA, B. C. EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: uma rede de trocas e produção de conhecimentos sobre ensino de arte com o uso de tecnologias digitais. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/2002. Acesso em: 30 nov. 2022.