OS DIFERENTES DISPOSITIVOS DE FABRICAÇÃO DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES TÁTEIS E AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE SENTIDO NO CONTEXTO PERCEPTIVO DOS CEGOS

Autores

  • Dannyelle Valente

Palavras-chave:

cegos, inclusão, acessibilidade

Resumo

Nas últimas décadas, além do acesso a documentos escritos, têm-se considerado igualmente importante disponibilizar imagens ilustrativas, pedagógicas e artísticas aos cegos. Neste artigo, busco inicialmente apresentar algumas imagens táteis e as principais técnicas de relevo utilizadas. Em seguida proponho analisar, à luz das teorias de semiótica pragmática e cognitiva, as possibilidades de produção de sentido dessas imagens no contexto perceptivo dos cegos. Essa análise buscará abordar o problema da adaptação de conteúdos visuais para cegos se referindo a dois aspectos principais: 1) a compatibilidade/incompatibilidade entre o contexto perceptivo de videntes e o contexto perceptivo dos cegos e 2) a influência da interação sócio-cultural e do contato com signos figurativos para a compreensão do sistema de representação visual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-06-17

Como Citar

VALENTE, D. OS DIFERENTES DISPOSITIVOS DE FABRICAÇÃO DE IMAGENS E ILUSTRAÇÕES TÁTEIS E AS POSSIBILIDADES DE PRODUÇÃO DE SENTIDO NO CONTEXTO PERCEPTIVO DOS CEGOS. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 2, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/1991. Acesso em: 30 nov. 2022.