Figuras emergentes entre as artes e a clínica – exercícios iniciais para pensar performances do vivo com a Cia Teatral Ueinzz

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/19843178164202039

Palavras-chave:

arte, clínica, performance, cultura, teatro, coletivo

Resumo

As figuras emergentes aqui apresentadas - marcadas pela loucura, pela deficiência, e outras linhas de risco e desertificação - vêm sendo desenhadas desde a pesquisa de doutorado “Desobramento – constelações clínicas e políticas do comum”, e seguem proliferando-se em número e em potência de diferenciação, no contágio com alguma arte, presente em tentativas da Cia. Teatral Ueinzz. O que se explicita nesses desenhos são existências que performam sua própria vida, atravessadas pelo teatro que esse coletivo propõe produzir, há 22 anos, na cidade de São Paulo. A zona fronteiriça entre as artes e a clínica, presente nessa experiência, faz oscilar ênfases de modo não evidente. Ao afirmar maior visibilidade a tudo o que a inscreve no campo artístico-cultural, e operar com a clínica em dimensões as mais sutis e invisíveis, esse coletivo sustenta uma ética de deslocamentos e embaralhamentos dos códigos hegemônicos que fixam modos de existir, num funcionamento excludente. A exigência de uma clínica que impeça a vigência absoluta da própria clínica na vida dessas figuras é o paradoxo que esse escrito deve problematizar, a partir de imersões no fazer artístico dos viventes desse coletivo.

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Biografia do Autor

Erika Alvarez Inforsato, Universidade de São Paulo

Laboratório de Estudos e Pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional - PACTO

Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional

Faculdade de Medicina - USP

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Publicado

01-10-2020

Como Citar

INFORSATO, Erika Alvarez. Figuras emergentes entre as artes e a clínica – exercícios iniciais para pensar performances do vivo com a Cia Teatral Ueinzz. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 039–058, 2020. DOI: 10.5965/19843178164202039. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18318. Acesso em: 6 nov. 2024.