O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, de Christiane Jatahy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431782012024e0054

Palavras-chave:

viagem, exílio, política, intersemiótica

Resumo

Este artigo, consagrado às artes do espetáculo, é dedicado ao O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, o novo espetáculo multimídia e multiforme da artistacarioca Christiane Jatahy. Tal criação corresponde ao segundo volume de um díptico inspirado na Odisseia homérica. Ele se segue de Ítaca. Nossa Odisseia I. O que esta diretorapretende mostrar com sua mais recente criação e como ela faz isso? Eis a problemática que pretendemos responder. Para tanto, nosso es-tudo será dividido em três partes. A primeira pretende analisar o referido espetáculo, estrato por es-trato, desde sua gênese até a sua realização cênica. A segunda parte, abordará a singularidade da encenação dos atores, desenvolvida por Christiane Jatahy junto ao elenco com o qual trabalha. No que concerne à terceira parte, iremos analisar o papel do espectador, matriz da pesquisa dramatúr-gica destacriadora brasileira. Ao longo de nosso artigo, mostramos em que medida o mito homérico vemquestionar a vida, tanto a vida íntima de Christiane Jatahy quanto a vida contemporânea em geral, ou melhor, nosso presente e suas problemáticas societais. O teatro aparece, assim, como um ato de resistência face à opressão política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marine Deregnoncourt, University of Luxembourg

Doutoranda em Literatura e Linguística na Universidade de Luxemburgo, em cotutela com a Universidade de Lorraine.

 

Referências

ADLER, L. Homérique, Christiane Jatahy. France Inter: l’heure bleue. Paris, 13 de novembro de 2019. 54 min. Disponível em: https://www.franceinter.fr/emissions/l-heure-bleue/l-heure-bleue-13-novembre-2019. Acesso em: 4 de março de 2020.

BAUDET, M. « Christiane Jatahy, sensible aux odyssées d’aujourd’hui ». La Libre, Bruxelas, 2 de julho de 2019.

BOAL, A. Théâtre de l’opprimé. Paris: Éditions La Découverte, 1996.

BORJA, M. « Entretien avec Christiane Jatahy. Renoir. De nouveaux territoires de création ». Montréal. 24 images – Revue de cinéma, 2017, n°182, pp. 28-32.

BOUCHEZ, E. « A Avignon, Christiane Jatahy fait d’Ulysse un migrant ». Télérama, Paris, 28 de junho de 2019.

CAUDRON, F. « Ithaque (notre Odyssée 1) de Christiane Jatahy ». RTBF: Musiq3. Bruxelas, 6 de novembro de 2018. Disponível em: https://www.rtbf.be/musiq3/actualite/detail_ithaque-notre-odyssee-1-de-christiane-jatahy?id=10065658. Acesso em: 17 de junho de 2020.

DARGE, F. « Au Festival d’Avignon, Christiane Jatahy présente son odyssée intérieure ». Le Monde, Paris, 5 de julho de 2019.

GESBERT, O. « Christiane Jatahy : « la friction entre théâtre et cinéma, c’est une troisième zone de création ». France culture: la grande table (1ère partie). Paris, 10 de fevereiro de 2017. 27 min. Disponível em: https://www.franceculture.fr/emissions/la-grande-table-1ere-partie/christiane-jatahy-la-friction-entre-theatre-et-cinema-cest-une. Acesso em: 4 de março de 2020.

GOMEZ, F. « Dire Homère ». Académie de Paris: Espace multimédia. Paris, 4 de outubro de 2019. 125 min 21. Disponível em : https://www.ac-paris.fr/portail/jcms/p2_1961948/dire-homere. Acesso em: 4 de março de 2020.

GOUMARRE, L. « Christiane Jatahy pour « Le présent qui déborde – Notre Odyssée II ». Théâtre contemporain.net. Avignon, 5 de julho de 2019. 12 min 32 Disponível em : https://www.theatre-contemporain.net/spectacles/Le-Present-qui-deborde-Notre-Odyssee-II/videos. Acesso em: 4 de março de 2020.

MEYER MACLEOD, A. « Le présent qui déborde. Entretien avec Christiane Jatahy, propos recueillis par Arielle Meyer MacLeod ». Dossier pédagogique. 2019. Disponível em: https://edu.ge.ch/site/ecoleetculture/agenda-culturel/le-present-qui-deborde/. Acesso em: 4 de março de 2020.

MOGUILEVSKAÏA, T. « Le témoignage comme dispositif de mise en doute ». Étude théâtrales, 2011, nº 51-52, pp.136-142. Disponível em: https://www.cairn.info/revue-etudes-theatrales-2011-2-page-136.htm. Acesso em: 4 de março de 2020.

NANCY, J-L. La communauté désœuvrée. Paris: Galilée, 2014.

NAUGRETTE, C. « Du cathartique dans le théâtre contemporain ». École Normales Supérieure/ Savoirs. Paris, 5 de junho de 2010. 44 min 58. Disponível em: https://savoirs.ens.fr/expose.php?id=131. Acesso em: 4 de março de 2020.

PASCAUD, F. « Avignon 2019 : Christiane Jatahy nous embarque dans une “Odyssée” qui donne envie de changer le monde ! ». Télérama, Paris, 7 de julho de 2019.

RAYES, C. « Christiane Jatahy. Homère patrie ». Libération, Paris, 2 de julho de 2019.

SALINO, B. « Christiane Jatahy, le théâtre et son trouble ». Le Monde, Paris, 7 de outubro de 2016.

TRIAU, C. L’espace du commun. Le théâtre de Christiane Jatahy. Paris: Publie.net, 2016.

WYNANTS, J-M. « À Avignon, le présent est omniprésent ». Le Soir, Bruxelas, 8 de julho de 2019.

Downloads

Publicado

19-04-2024

Como Citar

DEREGNONCOURT, Marine. O agora que demora (Le présent qui déborde). Nossa Odisseia II, de Christiane Jatahy. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 20, n. 1, p. e0054, 2024. DOI: 10.5965/198431782012024e0054. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/18055. Acesso em: 3 maio. 2024.