Saberes docentes da prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/198431781722021025

Palavras-chave:

prática docente, prática pedagógico-musical, professor de música, Ensino Fundamental, ensino de música

Resumo

Este artigo teve por objetivo compreender quais são e como se articulam os saberes docentes da prática pedagógico-musical do professor licenciado em Música, do componente curricular Arte, dos anos finais do Ensino Fundamental, em escolas da rede estadual de ensino de Mossoró (RN). Para este estudo, optou-se por adotar a abordagem qualitativa, apropriando-se do estudo de caso. Os dados foram construídos mediante entrevista semiestruturada, pesquisa documental e observações. O referencial teórico da pesquisa baseia-se nos estudos sobre saberes docentes de Tardif (2014), em alguns estudos da área da educação, como Freire (1996) e Pimenta (1996), e educação musical, como Beineke (2000) e Beaumont (2003). Os resultados demonstram que são diversos os saberes presentes na prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental. Tais saberes são adquiridos por meio da formação pré-profissional, que contempla os saberes da vivência familiar; da vida escolar e da trajetória musical; da formação profissional para o magistério, incluindo os cursos de formação inicial e continuada; são advindos dos livros didáticos, como também produzidos e validados pela própria prática docente. Percebeu-se que os saberes são integrados à prática docente de diversas formas e são mobilizados de acordo com as situações do ofício docente. 

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Biografia do Autor

Gustavo Gomes Pereira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) , Campus Pau dos Ferros (CAPF). Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Fez parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID. Está como membro do Grupo de Pesquisa "Perspectivas em Educação Musical" da Licenciatura em Música da Universidade do Rio Grande do Norte. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de música em múltiplos contextos, formação de professores de música, saberes docentes, musicalização infantil.

Giann Mendes Ribeiro, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutorado em Educação Musical pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor Artes/Música do IFRN. Professor Adjunto IV da UERN. Mestre em etnomusicologia pela Universidade Federal da Paraíba, especialista em Metodologia do ensino de Artes pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Possui graduação em Licenciatura Plena em Música pela UECE (1999). Tem experiência em ensino de música, com ênfase em Educação Musical, Ensino Coletivo de instrumento, Educação Musical a Distância e Tecnologias em Educação Musical. No segundo semestre de 2014, o professor Giann Ribeiro desenvolveu um projeto de pesquisa em Desenvolvimento de Tecnologias Inovativas em Educação Musical com bolsa de desenvolvimento tecnológico e inovação SETEC/ MEC e CNPq na Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere/Finlândia. Atualmente é o Diretor da Diretoria de Educação a Distância (DEaD/UERN) e coordenador UAB/UERN.

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Publicado

23-06-2022

Como Citar

PEREIRA, Gustavo Gomes; RIBEIRO, Giann Mendes. Saberes docentes da prática pedagógico-musical dos anos finais do Ensino Fundamental. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 17, n. 2, p. 025–053, 2022. DOI: 10.5965/198431781722021025. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/17405. Acesso em: 15 abr. 2024.

Edição

Seção

INCLUSÃO E ARTE: DEBATES ATUAIS