Bombeando vida: estímulo da criatividade de pessoas com deficiência intelectual

Autores

  • Tatiellen Roberta Rogoni Universidade Estadual de Maringá
  • Annelise Nani Fonseca

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984317815022019332

Palavras-chave:

Criatividade, Ensino de Arte, Deficiência intelectual, Mediação, Leitura de Imagem.

Resumo

O seguinte artigo é fruto de um recorte do Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado na Universidade Estadual de Maringá no curso de Artes Visuais em 2016. Neste objetivou-se investigar produções artísticas de modo a desenvolver propostas que estimulassem a criatividade e ampliassem o repertório artístico de pessoas com deficiência intelectual. Tal pesquisa foi desenvolvida junto aos alunos participantes de um projeto de extensão para Pessoas com Necessidades Especiais, vinculado a Universidade Estadual de Maringá (UEM). Cabe salientar que a metodologia utilizada foi a Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa (1998), por meio da elaboração das aulas que preconizou seus três vértices. Além disso, foi realizada a análise dos desenhos elaborados pelos alunos do projeto. A partir da análise, notou-se a ocorrência de desenhos estereotipados, em virtude disso, pensou-se na problemática: como planejar aulas de arte para pessoas com deficiência intelectual que estimulem a criatividade e ampliem o repertório artístico? Por fim, foram apresentadas as aulas planejadas a partir da metodologia descrita, que tiveram como objetivo o estímulo à criação autoral. Em nossas considerações inferimos que a mediação docente e os recursos didáticos constituem papel primordial no processo de aprendizagem de pessoas com deficiência.

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Publicado

01-04-2020

Como Citar

ROGONI, Tatiellen Roberta; FONSECA, Annelise Nani. Bombeando vida: estímulo da criatividade de pessoas com deficiência intelectual. Revista Educação, Artes e Inclusão, Florianópolis, v. 16, n. 2, p. 332–360, 2020. DOI: 10.5965/1984317815022019332. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/arteinclusao/article/view/15736. Acesso em: 3 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: INCLUSÃO E DEFICIÊNCIA: PERSPECTIVAS MÚLTIPLAS