Caçadores/as de beleza: educação do olhar no ensaio de uma vida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/244712671032024146

Palavras-chave:

formação docente, experiência estética, imagem, pedagogia, fotografia

Resumo

Podemos ensaiar novos passos através de imagens que respigam e reverberam o cotidiano de estéticas não percebidas? Como um exercício crítico ético-político, o ensaio relata experiências sensíveis com alunos/as de Pedagogia do componente curricular de Filosofia da Educação II, do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, por meio de suas fotografias-ensaios. No desenho das linhas de força produzidas pela metodologia cartográfica, entendemos que a vivência no curso possibilitou um novo olhar para a formação docente dos/as estudantes e promoveu interlocução ativa com as pessoas docentes envolvidas no processo pedagógico. A suspensão do tempo, proporcionada pelo momento de atenção e enquadramento das imagens, transformou espaços cotidianos ignorados, preenchendo-os de uma estética inesperada. Ao ensaiar outras possibilidades de representação, de figuração e de enunciação com imagens, a pedagogia da/com imagem abre caminhos para construção de conhecimento crítico que, em diversas linguagens e materialidades, desafia estudantes e educadoras/es à partilha do sensível. No ensaio, dialogamos com aportes teóricos de pensadores/as que tematizam possibilidades expressivas e educativas abertas pelas imagens, suas tensões e potências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alcidesio Oliveira da Silva Junior, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pesquisador do Grupo de Pesquisa em Estudos Culturais e Arte/Educação (UFRPE/CNPq) e do Ensaio – Vida, Pensamento e Escrita em Educação (UFPB/CNPq).

Diego dos Santos Reis, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto do Departamento de Fundamentação da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPB, e do Programa de Pós-Graduação Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (Diversitas/PPGHDL/FFLCH) da USP. Realizou estágio de pós-doutorado na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. É Doutor, Mestre e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Artes Cênicas - Teoria do Teatro pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Líder do Travessias - Grupo de Pesquisa em Filosofia e Educação Antirracista (UFPB/CNPq).

Referências

ALLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: ALLOA, Emmanuel (Org.). Pensar a imagem. Tradução de Carla Rodrigues, Fernando Fragozo, Aline Serra e Marianna Poyares. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 07-19.

ALMEIDA, Rogério de. ARAÚJO, Alberto Filipe de. A transcriação do mundo pela experiência: esboço para uma educação estética. EccoS – Rev. Cient., São Paulo, n. 53, p. 1-18, abr./jun. 2020.

BARROS, Manoel de. Memórias inventadas: a segunda infância. São Paulo: Planeta, 2006.

CARNEIRO, Sueli. “Viveremos”. In: CARNEIRO, Sueli. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2011.

DELEUZE, Gilles. Conversações. Tradução de Peter Pál Pelbart. 3. ed. São Paulo: Editora 34, 2013.

DELEUZE, Gilles. O que é o ato de criação? In: DUARTE, Rodrigo (Org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora; Crisálida, 2017, p. 385-398.

DELEUZE, Gilles. Cinema I – A imagem-movimento. Tradução de Stella Senra. 1. ed. São Paulo: Editora 34, 2018.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 1). Tradução de Ana Lúcia de Oliveira, Aurélio Guerra Neto e Celia Pinto Costa. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2011.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol. 4). Tradução de Suely Rolnik. 2. ed. São Paulo: Editora 34, 2012.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Aparecendo, desaparecendo, borboleteando. In: DIDI-HUBERMAN, Georges. Falenas: ensaios sobre a aparição. Lisboa: KKYM, 2015, p. 09-61.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Olhos livres da história. Revista Ícone, Recife, v. 16, n. 2, p. 161-172, 2018.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. São Paulo: Editora Ática, 2021.

KRAUSS, Rosalind. Notas sobre Simulacro. Revista Eco-Pós, vol. 15, n. 1, p. 57–75, 2014. https://doi.org/10.29146/eco-pos.v15i1.1192

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, jan./abr., p. 20-28, 2002.

LEANDRO, Anita. Da imagem pedagógica à pedagogia da imagem. Comunicação & Educação, São Paulo, 21, p. 29-36, mai./ago. 2001.

MACHADO, Arlindo. O Filme-Ensaio. Revista Concinnitas, v. 2, n. 5, p. 63-75.

MARTINS, Mirian Celeste. No espelho de muitas faces: miradas caleidoscópicas sobre arte e vida, currículo e formação. Revista Digital do LAV, Santa Maria, v. 8, n. 2, p. 62-79, mai./ago. 2015.

PILLOTTO, Silvia Sell Duarte. (Entre)laçamentos: a imagem e o (entre)lugar da/na Educação Estética. Revista Mídia e Cotidiano, v. 15, n. 2, mai./ago. 2021.

QUINTANA, Ángel; DUSSEL, Inés. Entre lo obvio y lo obtuso: notas sobre cine y educación. Curso: Educación, i mágenes y medios Grupo 8. 2012. Disponível em: http://virtual.flacso.org.ar/mod/book/view.php?id=5845. Acesso em: 23 jan. 2024.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. 2. Ed. São Paulo: Editora 34, 2009.

RANCIÈRE, Jacques. O destino das imagens. Tradução de Mônica Costa Neto. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

ROLNIK, Suely. Memória do corpo contamina museu. Concinnitas, ano 9, v. 1, n. 12, jul. 2008.

ROLNIK, Suely. Esferas da insurreição: notas para uma vida não cafetinada. São Paulo: n-1 edições, 2018.

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da. O currículo-imagem do videoclipe: educando olhares para diferenças de gênero e sexualidade. Linhas Críticas, v. 28, jan./dez. 2022.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

28-01-2025

Como Citar

SILVA JUNIOR, Alcidesio Oliveira da; REIS, Diego dos Santos. Caçadores/as de beleza: educação do olhar no ensaio de uma vida. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 10, n. 3, p. 146–158, 2025. DOI: 10.5965/244712671032024146. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/25214. Acesso em: 19 abr. 2025.