Análise feminista e ensaio visual da série animada japonesa Yawara!

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267922023184

Palavras-chave:

mangá, anime, seriado de televisão, feminismos, questões de gênero

Resumo

Yawara! É um mangá criado por Naoki Urasawa em 1985. Esta história comercializada em quadrinhos conta a história de vida de Yawara, uma estudante do ensino médio que, apesar de possuir grandes habilidades e aptidões físicas para se tornar uma estrela olímpica do judô, está dividida entre desenvolver essas potencialidades ou ignorá-las para ser incluída como qualquer outra jovem que segue o cânone estereotipado e patriarcal da sociedade a que pertence. Em 1989, o enredo foi adaptado em uma série de televisão de anime produzida pela Yomiuri TV e composta por 124 episódios. Com base no enredo da peça televisiva, seleciona-se o primeiro episódio da mesma, para compartilhar de forma artística através do método de pesquisa baseado no ensaio visual as mensagens feministas e antifeministas que são transmitidas à população consumidora do referido recurso. Dessa forma, mensagens de empoderamento são compartilhadas em relação às mulheres dissidentes que rompem com questões de gênero ligadas ao desenvolvimento de carreiras esportivas profissionais, estruturas familiares não normativas e até rupturas de comportamentos estereotipados em relação aos gêneros normativos e tradicionais. No entanto, desde que o primeiro episódio de uma série que evolui para posições totalmente feministas é analisado, mensagens estereotipadas relacionadas à questão do amor romântico também são extraídas. Esses discursos devem ser visibilizados e criticamente revistos. É assim que se assiste a um consumo ativo e reflexivo do produto audiovisual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Monleón, University of Valencia

1 D. Vicente Monleón es Dr. en Didácticas Específicas (Artes Visuales) por la Universitat de València. Maestro de Educación Infantil. CV: https://vicentemonleonoliva.blogspot.com/p/pagina-principal.html. E-mail: vicente.monleón.94@gmail.com.

Referências

ABAD; PONT; ÁLVAREZ; GONZÁLVEZ; JOCILES; KONVALINKA; PICHARDO; RIVAS; ROMER. Diversidad familiar: apuntes desde la antropología social. Revista de Treball Social, Cataluña, vol. 198, pág. 30-40, Abr., 2013.

AGUILAR. Una aproximación teórica a las olas del feminismo: la cuarta ola. Femeris: Revista Multidisciplinar de Estudios de Género, Madrid, vol. 5, n. 1, pág. 121-146, En., 2020.

COLÁS; VILLACIERVOS. La interiorización de los estereotipos de género en jóvenes y adolescentes. Revista de Investigación Educativa, Murcia, vol. 25, n. 1, pág. 35-58, Jun., 2007.

HUERTA. La Memoria. Investigación Basada en las Artes para la formación del profesorado. Arte, Individuo y Sociedad, Madrid, vol. 34, n. 1, pág. 27-45, En., 2022.

MARTÍN. Contribución del feminismo de la diferencia sexual a los análisis de género en el deporte. Revista Internacional de Sociología, Madrid, vol. 64, n. 44, pág. 111-131, Ag., 2006.

MONLEÓN. “Princesitas” con diversidad funcional. Una aproximación crítica a la opresión de realeza femenina en la colección cinematográfica “Los clásicos” Walt Disney (1937-2016) y el contra-discurso creado por la obra artística de Alexsandro Palombo. ArtsEduca, Castellón, vol. 26, pág. 46-59, Mar., 2020a.

MONLEÓN. LGTBIQfobia audiovisual. La ocultación de colectivos sexualmente diversos en Disney. Revista Apotheke, Florianópolis, vol. 6, n. 3, pág. 86-104, Dic., 2020b.

MONLEÓN. Ensayo visual para ofrecer visibilidad al colectivo transexual. Revista Afluir, Jaén, vol. 1, n. 6, pág. 27-39, Oc., 2022.

PÉREZ. Metodología de análisis del personaje cinematográfico: Una propuesta desde la narrativa fílmica. Razón y Palabra, Quito, vol. 20, n. 95, pág. 534-552, Dic., 2016.

RAMÓN; ALONSO-SANZ. Cuerpos diversos, Tetas Diversas. Acción artística para sensibilidad en igualdad de género y diversidad sexual a través de la cerámica. Revista Apotheke, Florianópolis, vol. 6, n. 3, pág. 144-153, Dic., 2020.

ZURIAN. Héroes, machos o, simplemente, hombres: una mirada a la representación audiovisual de las (nuevas) masculinidades. SECUENCIAS, Madrid, vol. 34, n. 2, pág. 32-53, Dic., 2011

REFERENCIAS FILMOGRÁFICAS

Cinturón Negro (1989-1992), Dirección: TOKITA, Japón, 1989-1992.

Downloads

Publicado

2023-09-19

Como Citar

MONLEÓN, Vicente. Análise feminista e ensaio visual da série animada japonesa Yawara!. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 9, n. 2, p. 184–197, 2023. DOI: 10.5965/24471267922023184. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/23115. Acesso em: 27 abr. 2024.