A aula ateliê como experiência de ensino e aprendizagem no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267812022146

Palavras-chave:

aula ateliê, Arte e Arte Educação, experiência estética, ensino e aprendizagem

Resumo

O texto busca explanar sobre as experiências de ensino e aprendizagem do Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke no campo da Arte e da Arte Educação em meio ao espaço do ateliê de pintura. Compreende-se como eixo principal desta proposta, a filosofia da Arte como experiência, pautada em John Dewey (2010) e as práticas desenvolvidas nas aulas ateliês como espaço-tempo do exercício da experiência estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta Facco, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutoranda em Artes Visuais pela UDESC, Mestra em Artes Visuais UDESC, Graduação em Desenho e Plástica UFSM, membro do Grupo de Pesquisa Entre Paisagens PPGAV/UDESC, participante do Estúdio de Pintura Apotheke Cnpq/UDESC. E-mail: martafacco@hotmail.com. ID Orcid: http://orcid.org/0000-0002-7641-8951. Lattes: http://lattes.cnpq.br/7820911643666261

Fábio Wosniak, Universidade Federal do Amapá

Professor Adjunto na Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Doutor e Mestre em Artes Visuais – UDESC. Coordenador do Programa de Extensão Apotheke em Dissidência/UNIFAP. Email: f.wosniak@unifap.br, Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6525393533253057, ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5881-7414.

Referências

DEWEY, John. Arte Como Experiência. Trad. Vera Ribeiro – São Paulo: Martins Fontes, 2010.

DEWEY, John. Democracia e Educação. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1979.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. 4 ed. – São Paulo: Fapesp/Annablume, 2009.

SALLES, Cecília Almeida. Redes de Criação: construção da obra de arte. 2 ed. – São Paulo: Horizonte, 2006.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte: o pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo: Editora 34, 1998.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Como Citar

FACCO, M.; WOSNIAK, F. . A aula ateliê como experiência de ensino e aprendizagem no Grupo de Estudos Estúdio de Pintura Apotheke. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 146-155, 2022. DOI: 10.5965/24471267812022146. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21677. Acesso em: 30 nov. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>