Educação Infantil: O Ensino das Relações Étnicos Raciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267732021096

Palavras-chave:

Colonização, Relações Étnicos Raciais, Racismo

Resumo

Esta pesquisa é fruto de uma oficina realizada na Educação Infantil na época em que fui mestranda em Ensino e Relações Étnicos Raciais. Tem como objetivo proporcionar o ensino das relações étnicos raciais, destacando a importância dos/as negros/as na construção da sociedade brasileira para alunas e alunos da Educação Infantil a partir de diálogos decoloniais, utilizando metodologias dialógicas e expositivas. O referencial teórico contemplou discussões acerca de colonização, racismo, identidade racial. Os procedimentos metodológicos adotados consistiram numa oficina realizada no mês de novembro por simbolizar o mês da consciência Negra na Escola Joserinda Pereira localizada no município de Itacaré Bahia. Os dados obtidos indicam a presença do racismo e da ausência de pertencimento identitário. O racismo tem formas e estruturas e ocorre pela ausência de uma educação (de) colonial. Com base nos resultados e discussões apresentadas considera-se a importância do ensino para as relações étnicos raciais durante todo o ano letivo, assim como a formação dos profissionais da educação e família para as relações étnicos raciais.

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Biografia do Autor

Imara Queiroz Bispo, UFSB - GEMINA

Mestra em Ensino e Relações Étnicos – Raciais pela Universidade Federal do Sul da Bahia. CV: http://lattes.cnpq.br/8114349519066694. Email: imaraqueiroz@gmail.com. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa – Gemina - UFSB

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Publicado

2022-03-08

Como Citar

BISPO, I. Q. Educação Infantil: O Ensino das Relações Étnicos Raciais . Revista Apotheke, Florianópolis, v. 7, n. 3, 2022. DOI: 10.5965/24471267732021096. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/21220. Acesso em: 6 fev. 2023.

Edição

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