Cotidianos reconfigurados: uma experiência expositiva e investigativa em pintura, no ensino superior

Autores

  • Karine Gomes Perez Vieira UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5965/24471267412018008

Palavras-chave:

cotidiano , reconfiguração, pintura, experiência, expositiva, ensino superior

Resumo

O projeto de pesquisa e extensão Cotidianos Reconfigurados, desenvolvido junto aos membros do GPICTO – Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (CNPQ/UFSM), objetivou a realização da primeira exposição do grupo, na Sala Cláudio Carriconde – CAL/UFSM, de 17 a 26 de abril de 2017. A proposta foi retratar, de maneira sensível, elementos do cotidiano, tentando ressignificar sua aparente monotonia. Para isso, cada integrante explorou técnicas e materiais pictóricos diversos, com orientação individualizada, dando forma a uma cena diária reconfigurada em pintura. Como resultado, destacam-se 15 produções pictóricas com soluções compositivas, técnicas, formais e cromáticas particulares e variadas. A exposição foi uma oportunidade de mostrar à comunidade santa-mariense um pouco do que o grupo está produzindo na Universidade, ocorrendo uma troca de olhares e um diálogo vivo entre artistas em formação e público, que poderá ser intensificado com ações futuras, em espaços externos aos muros da UFSM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karine Gomes Perez Vieira, UFSM

Professora adjunta no Departamento de Artes Visuais, UFSM. Líder do GPICTO - Grupo de Pesquisa Processos Pictóricos (CNPQ/UFSM). Doutora em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UFRGS, com período sanduíche na Universitat Politècnica de València (Espanha), pelo PDSE/CAPES. Mestre em Artes Visuais pelo PPGART/UFSM. Graduada em Desenho e Plástica - Bacharelado (2005) e Licenciatura Plena (2007) pela UFSM.

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4263551A9

Referências

FERRANDO, Bartolomé. Arte y cotidianeidad hacia la transformación de la vida en arte. Madrid: Árdora Ediciones, 2012.

LANCRI, Jean. Colóquio sobre a metodologia da pesquisa em artes plásticas na universidade. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 15-33.

REY, Sandra. Por uma abordagem metodológica da pesquisa em artes visuais. In: BRITES, Blanca; TESSLER, Elida (org.). O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. Porto Alegre: UFRGS, 2002. p. 123-140.

ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

Downloads

Publicado

2018-03-28

Como Citar

VIEIRA, K. G. P. Cotidianos reconfigurados: uma experiência expositiva e investigativa em pintura, no ensino superior. Revista Apotheke, Florianópolis, v. 4, n. 1, 2018. DOI: 10.5965/24471267412018008. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/apotheke/article/view/12349. Acesso em: 2 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos Seção temática