Chamada de Artigos para o Dossiê Temático Entre abordagens, métodos e metodologias

2024-01-10

Volume 1 - Abril de 2024

Prazo para envio dos trabalhos - 15/03/24

Entre abordagens, métodos e metodologias no ensino das artes visuais

No primeiro volume, convidamos pesquisadores/as a compartilharem suas reflexões, práticas e inovações relacionadas ao ensino das artes visuais. A coordenação deste dossiê será conduzida pela Professora Dra. Inês Marques e pela Dra. Constança Vasconcelos, ambas da Universidade Lusófona (Portugal), em colaboração com os editores: Profa. Dra. Titular Jociele Lampert da UDESC/Brasil e o Prof. Dr. Fábio Wosniak da UNIFAP/Brasil. Neste volume, buscamos promover e investigar perspectivas abrangentes sobre as últimas tendências e desafios no campo do ensino e aprendizagem das artes visuais.

Volume 2 - Agosto de 2024

Prazo para envio dos trabalhos - 15/06/24

Entre abordagens, métodos e metodologias na prática artística em artes visuais

No segundo volume, direcionaremos nossa atenção à prática artística nas artes visuais, explorando abordagens criativas, métodos inovadores e metodologias inspiradoras. A Professora Dra. Diana Costa, da FBAUL/ULisboa (Portugal), coordenará este dossiê em colaboração com os editores: Profa. Dra. Titular Jociele Lampert da UDESC/Brasil e o Prof. Dr. Fábio Wosniak da UNIFAP/Brasil. O principal objetivo deste dossiê é promover um diálogo eficaz entre teoria e prática, contribuindo para enriquecer nosso entendimento sobre o processo criativo nas artes visuais.

Volume 3 - Dezembro de 2024

Prazo para envio dos trabalhos - 15/10/24

Entre abordagens, métodos e metodologias na estética, teoria e filosofia das artes visuais

Encerrando o ano, o terceiro volume concentrar-se-á na estética, teoria e filosofia das artes visuais. O Professor Dr. José Carlos Pereira, também da FBAUL/Lisboa (Portugal), assumirá a coordenação deste dossiê em colaboração com os editores: Profa. Dra. Titular Jociele Lampert da UDESC/Brasil e o Prof. Dr. Fábio Wosniak da UNIFAP/Brasil. Neste último volume, buscaremos proporcionar uma análise aprofundada e reflexiva sobre a interseção entre abordagens estéticas, métodos de pesquisa e metodologias filosóficas nas artes visuais.

Além dos dossiês mencionados, a Revista Apotheke aceitará contribuições sob a forma de entrevistas, traduções e ensaios visuais, enriquecendo ainda mais a diversidade de perspectivas e conteúdos apresentados. Ademais, destacamos que a revista adota um formato de artigos de fluxo contínuo, possibilitando a submissão e publicação ao longo de todo o ano.

Os editores chefes destas edições, Profa. Dra. Titular Jociele Lampert (UDESC/Brasil) e Prof. Dr. Fábio Wosniak (UNIFAP/Brasil), estão comprometidos em garantir a qualidade e relevância dos trabalhos selecionados.

Envie seus artigos até as datas indicadas para avaliação e possível inclusão nos volumes de 2024.

Junte-se a nós na construção de um diálogo inventivo na Arte/Educação.

Agradecemos antecipadamente pela sua contribuição.