Fotoperformance como dramaturgia da luz e imagem-sintoma: uma cenografia sensível do luto e da memória

Autores

  • Vanessa Silva MEDIA LAB UFG

DOI:

https://doi.org/10.5965.27644669061120260201

Resumo

Este artigo apresenta um estudo crítico e performativo sobre a potência da fotoperformance como linguagem artística capaz de encenar o luto, a dor e a memória individual e coletiva. A partir da série de obras intitulada Ausências, produzidas entre 2020 e 2024, discute-se como a imagem fotográfica pode opera como sintoma, como gesto suspenso e como cenografia emocional. O corpo da artista é central nesse processo – enunciando experiências de perda pessoal, tensionando espaços de memória urbana e religiosa, reconfigurando ícones da história da arte. Com base nos conceitos de imagem-sintoma (DIDI-HUBERMAN, 2013), gesto (AGAMBEN, 2000), teatralidade fotográfica (DIÉGUEZ, 2020) e site-specific (FOSTER, 2014; KWON, 2002), o artigo propõe a fotografia performativa como uma dramaturgia da luz e do espaço. A análise das obras revela como objetos comuns – cobertores, tecidos, ossos – tornam-se operadores simbólicos, instaurando uma dramaturgia do íntimo e da crítica social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Meios sem fim: notas sobre a política. Tradução de Cláudia de Moraes Rego. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2000.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição: O olho da história I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

DIÉGUEZ, Ileana Diéguez. Corpos sem luto: iconografias e teatralidades da dor. Ilhéus: Teatro Popular de Ilhéus, 2020.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução de Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

JUNG, Carl Gustav. Os arquétipos e o inconsciente coletivo. Petrópolis: Vozes, 2000.

KWON, Miwon. One place after another: Site-specific art and locational identity. London: The MIT Press, 2002.

LEITE, Janaina Fontes. A autoescritura performativa: do diário à cena. São Paulo: Universidade de São Paulo, Departamento de Artes Cênicas, 2014. Mestrado em andamento.

MINTZ, Sidney W. Sweetness and Power: The Place of Sugar in Modern History. New York: Viking, 1985.

Poivert, M. (2017). Notas sobre a imagem encenada, paradigma reprovado da história da fotografia?. PORTO ARTE: Revista De Artes Visuais, 21(35). https://doi.org/10.22456/2179-8001.73716

SILVA, Vanessa Cássia Rodrigues. Teatralidade fotográfica da dor: experiências de fotoperformance a partir da imagem sintoma. 2024. [211] f. Dissertação (Mestrado em Artes da Cena) – Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2024.

Downloads

Publicado

30-06-2026

Como Citar

SILVA, Vanessa. Fotoperformance como dramaturgia da luz e imagem-sintoma: uma cenografia sensível do luto e da memória. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 6, n. 11, p. 1–21, 2026. DOI: 10.5965.27644669061120260201. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/28395. Acesso em: 12 jul. 2026.

Edição

Seção

Dossiê: Video, Imagens e Projeções Mapeadas