A atuação do Lighting Designer dentro de um Laboratório universitário de iluminação: uma entrevista com Valmir Perez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010320220801

Palavras-chave:

lighting designer, laboratório de iluminação, iluminação de palc, iluminação de palco, processos de aprendizagem

Resumo

Nesta entrevista, Valmir Perez relata como foi o início de sua carreira na área de iluminação, narra sua trajetória de mais de 30 anos de experiência e fala sobre sua atuação como lighting designer responsável pelo Laboratório de Iluminação da Unicamp. O artista reflete sobre o entendimento da atuação do profissional da iluminação cênica dentro da universidade, no desenvolvimento dos laboratórios universitários de iluminação e na colaboração para a formação artística dos/as discentes dos cursos de Teatro e Dança. Além disso, Valmir Perez conversa sobre o desejo de normatizar a documentação das criações de iluminação de palco do Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Barbosa Tiago, Federal University of Uberlândia

Mestre em Artes Cênicas com pesquisa sobre iluminação cênica pelo Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN – (2017). Especialista em Iluminação e Design de Interiores pelo Instituto de Pós-graduação - IPOG – (2015). Graduada em Teatro (licenciatura) pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU – (2010). De 2010 até hoje ocupa o cargo de Diretora de Iluminação do curso de Teatro do Instituto de Artes da mesma universidade. Fundadora e coordenadora do grupo de estudos em iluminação nomeado Cênica Luz desde 2011. Desenvolve trabalhos de concepção e operação de luz dentro e fora da UFU. Fez parte do grupo Coletivo Teatro da Margem – CTM – no período de 2007 a 2013 como atriz, performer, diretora e iluminadora. Atualmente compõe a Falsa Cia. de Teatro como atriz e iluminadora; realiza uma pesquisa de mapeamento dos laboratórios de iluminação nas universidades estaduais e federais do Brasil; é coordenadora do canal “da ideia à luz” no YouTube, junto com os iluminadores Marcelo Augusto e Wallace Rios; e compõe o conselho e a equipe editorial da revista “A luz em cena” que está vinculada ao Departamento de Artes Cênicas e ao Programa de Pós-Graduação em Teatro do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC. Desenvolve trabalhos ligados aos temas de iluminação cênica, palhaçaria, atuação e improvisação teatral.

Ivo Godois, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorando em Teatro - Iluminação cênica, no Programa de Pós-Graduação em Teatro da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Florianópolis (2019 +). Mestrado em Teatro - História da Iluminação Cênica catarinense no PPGT – UDESC, Florianópolis (2011). Graduação em Artes Cênicas na UDESC, Florianópolis (2003). Fundador, Editor e Conselheiro da Revista on-line A Luz em Cena. Organizador do Evento A Luz em Cena (10 edições). Coordenador técnico do LUZ Laboratório de iluminação no DAC – UDESC. Tem experiência com a coordenação técnica de eventos e criação de luz nas áreas de teatro e dança.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

TIAGO, Camila Barbosa; GODOIS, Ivo. A atuação do Lighting Designer dentro de um Laboratório universitário de iluminação: uma entrevista com Valmir Perez. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 3, p. 1–22, 2022. DOI: 10.5965/27644669010320220801. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/22527. Acesso em: 28 mar. 2024.