Pensamentos inacabados sobre o escuro OU por uma poética da escuridão no teatro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010320220202

Palavras-chave:

teatro, sombra, arte, filosofia

Resumo

Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porque consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas. Este ensaio "às escuras" traz reflexões filosóficas e artísticas sobre o escuro e a sombra como eixos de criação, e não a luz em primeiro plano como comumente ocorre. Revisitamos nossos escritos de anos atrás e, assim como quem tateia um espaço desconhecido, elaboramos reflexões pessoais, acerca de processos criativos, citações e imagens sobre porquê consideramos o escuro como protagonista de nossas obras. Como iluminadoras e sombristas, nossas pesquisas dialogam diretamente com nossas práticas artísticas e aqui, como num memorial criativo, registramos nossas perspectivas como num diálogo escrito, buscando registrar caminhos em comum e questões ainda a serem exploradas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tuany Fagundes Rausch, Universidade do Estado de Santa Catarina

Atriz, Pesquisadora e Professora. Mestra em Artes Cênicas pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia) (2018 a 2020). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Teatro na UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) (2011 a 2015). Desde 2014, integrante e co-fundadora da entreAberta Cia Teatral, com foco na investigação e criação de obras teatrais em teatro de formas animadas, mais especificamente em teatro de sombras. Professora de Artes no ensino público estadual de Belo Horizonte/MG, para Anos Finais do Ensino Fundamental e EJA (Ensino de Jovens e Adolescentes) (2019). Principais áreas de interesse para atuação e pesquisa: teatro de formas animadas, construção de silhuetas e bonecos e processos criativos.

Daniele Rocha Viola, Universidade do Estado de Santa Catarina

É atriz-performer, iluminadora, mascareira-sombrista, pesquisadora em teatro de animação. Mestra em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bacharela em Educação Física pela Universidade de São Paulo (USP) e em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Faz parte da Cia. Libélulas desde a sua fundação (2014), na qual participou de produções com várias linguagens, entre elas estão: "Sombras do interior: rastros expressos em imagens (2021)" o espetáculo de lambe-lambe Quando as Flores Caem, estreado em dezembro de 2018, com circulação pela cidade de Florianópolis (3º Pro-Vocation 2019 - UNIMA/ABTB; CEART Aberto à comunidade - UDESC; TUM sound Festival; Apresentação Livre em Santo Antônio de Lisboa; Mostra FINTA), e que foi selecionado para o 3º Bonencontro (2019) juntamente com uma oficina de teatro de sombras em miniaturas (Itajaí/SC); À Flor das Peles, composto pelas linguagens do teatro de sombras, objetos e performance, foi apresentado no Departamento de Artes da UFSC, no Ceart Aberto à Comunidade e selecionado para o Tudanzas (Espanha - 2019); [ParaAlémDas] GAiOLaS foi um espetáculo teatral performativo que já esteve em programações de Florianópolis (8º Strangoloscope no MIS, no SESC-SC, 13º Mundo de Mulheres e Fazendo Gênero 11) e em Fafe/Portugal (II Feira de Teatro de Bonecos e Formas Animadas); O Príncipe Feliz, espetáculo nas linguagens de sombras, máscaras e objetos e que também circulou por Florianópolis em escolas e instituições de assistência social, fez parte do 23º Festival Isnard Azevedo e 3º Colóquio do FITA (Festival Internacional de Teatro de Animação). Atua nas áreas de Iluminação Cênica, Teatro performativo, Teatro de Sombras, Máscaras, Lambe Lambe e Atuação. Atuou como iluminadora em produções de Ouro Preto (MG) e de Florianópolis (SC). Participou do curta Picadeiro Urbano (2018) como atriz. É integrante do Teatro de Sobras (Ribeirão Preto). Participou do grupo de pesquisa em máscaras neutras e larvárias, com o Grupo Abaporu (2014 - 2016). Os principais/mais recentes cursos foram no Centro de Pesquisa da Máscara (SP, 2019) com Fernando Martins; Curso de Formação Inicial e Continuada em Lambe-Lambe pelo IFSC (SC, 2018). Também realizou o workshop de Biomecânica Teatral com Marcelo Bulgarelli (PR, 2014); e outros cursos na área de teatro animação (sombras, bonecos corporais e objetos), voz e teatro visual.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? e outros ensaios. Tradução: Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

BACHELARD, Gaston. A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil S.a., 1989. 112p. Tradução de Glória de Carvalho Lins.

BENJAMIN, Walter. Sobre a linguagem em geral e sobre a linguagem dos homens. In Escritos sobre mito e linguagem (1915-1921). Tradução de Susana Kampff Lages e Ernani Chaves. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2011.

FAGUNDES, Tuany. Prótese: uma experiência com a imagem dialética no teatro das sombras. 2015. 49 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Teatro), Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2015. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000006/0000060f.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.

LECOQ, Jacques. O Corpo Poético: Uma pedagogia da criação teatral. São Paulo: Senac, 2010. p. 1-239. Tradução de Marcelo Gomes.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004. 166p.

OLIVEIRA, Fabiana Lazzari de. Alumbramentos de um corpo em sombras: o ator da Companhia Teatro Lumbra de Animação. Dissertação (mestrado em Teatro) Florianópolis, UDESC, 2011.

VIOLA, Daniele Rocha. BUSCO A FLOR E ENCONTRO A POESIA DA PRECARIEDADE: percursos de uma investigação através da iluminação cênica e a máscara teatral. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado), Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://sistemabu.udesc.br/pergamumweb/vinculos/000083/0000834f.pdf Acesso em: 3 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2022-07-30

Como Citar

RAUSCH, Tuany Fagundes; VIOLA, Daniele Rocha. Pensamentos inacabados sobre o escuro OU por uma poética da escuridão no teatro. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 3, p. 1–17, 2022. DOI: 10.5965/27644669010320220202. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/21890. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: RITOS DA LUZ: encantarias técnicas, feitiços teóricos e magias