Teatro de sombras e iluminação cênica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/27644669010120210302

Palavras-chave:

teatro de sombras, iluminação cênica, processos de criação

Resumo

Partindo dos conceitos de Reiner Reush, Fabrizio Montecchi e David Currel, o texto aborda os três estilos de teatro de sombras - o tradicional, o moderno e o contemporâneo - discutindo aspectos técnicos e estéticos da iluminação cênica a partir de experiências de criação teatral, desenvolvidas no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação. O objetivo do artigo é mostrar a convivência dos estilos como um traço fundamental da cultura contemporânea. O contexto da pandemia da Covid-19 propiciou a retomada de alguns estilos já, aparentemente, superados.

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Biografia do Autor

Gilson Moraes Motta, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ)

Artista cênico e Pesquisador de Artes Cênicas nas áreas de estética teatral, teatro brasileiro, cenografia, teatro de formas animadas. Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1989), Mestrado em Filosofia (1995) e Doutorado em Filosofia (2000) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Professor Associado da UFRJ - Escola de Belas Artes, com atuação nas áreas de Estética Teatral, Dramaturgia e Teatro de Formas Animadas. Coordenador do Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação da UFRJ. Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena, da Escola de Comunicação da UFRJ. Autor do livro O ESPAÇO DA TRAGÉDIA, lançado pela Editora Perspectiva em 2011, co-autor do livro ZONAS DE CONTATO: Usos e abusos de uma poética do corpo (2014) e de vários artigos sobre artes cênicas publicados em periódicos diversos. Atuou como cenógrafo, figurinista em diversos espetáculos e como diretor teatral. Entre 2009 e 2013, atuou no Coletivo de Performance Heróis do Cotidiano. Atualmente desenvolve pesquisa artística com a linguagem do teatro de formas animadas no Laboratório Objetos Performáticos de Teatro de Animação, pesquisa que resultou no espetáculo ANANSE E O BAÚ DE HISTÓRIAS (2016), criado com o Coletivo Cênico Sombreiro Andante. Desenvolve ainda pesquisas sobre O caminhar como prática estética. Membro da Associação Performers Sem Fronteiras, coordenado por Tania Alice.

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Publicado

2021-07-30 — Atualizado em 2022-04-23

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Como Citar

MOTTA, Gilson Moraes. Teatro de sombras e iluminação cênica. A Luz em Cena: Revista de Pedagogias e Poéticas Cenográficas, Florianópolis, v. 1, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.5965/27644669010120210302. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/aluzemcena/article/view/19929. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê temático: A luz e as relações cenográficas - Convidados