Ensaio de Proctor normal – análise metodológica e planilha para cálculo da densidade do solo máxima e teor de água ótimo

Autores

  • Vilson Antonio Klein
  • Tiago Madalosso
  • Matheus Baseggio

Palavras-chave:

Compactação do solo, Densidade relativa.

Resumo

A definição de limites críticos de densidade do solo para o desenvolvimento das plantas é muito complexa, uma vez que é dependente da textura e do teor de matéria orgânica. A densidade relativa, que é a relação entre a densidade do solo no campo e a densidade do solo máxima obtida pelo ensaio de Proctor normal, tem sido apresentada como um parâmetro capaz de padronizar e delimitar esses limites críticos. O objetivo deste trabalho é descrever os procedimentos que devem ser adotados para a realização de um ensaio de Proctor normal e disponibilizar uma planilha eletrônica Excel. A planilha auxilia no cálculo do teor de água que as amostras a serem compactadas devem atingir, além de calcular a densidade do solo máxima e o teor de água do solo ótimo para compactação a partir de equação de 2° grau obtida de forma analítica a partir de um conjunto de dados não balanceados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

KLEIN, V. A.; MADALOSSO, T.; BASEGGIO, M. Ensaio de Proctor normal – análise metodológica e planilha para cálculo da densidade do solo máxima e teor de água ótimo. Revista de Ciências Agroveterinárias, Lages, v. 12, n. 2, p. 199-203, 2014. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/agroveterinaria/article/view/5214. Acesso em: 28 jun. 2022.

Edição

Seção

Nota Científica