Edição Especial: Produção Animal e Desenvolvimento Rural Sustentável: abordagens que contribuem para o crescimento da agropecuária brasileira

2023-04-30

A Edição Especial: “Produção Animal e Desenvolvimento Rural Sustentável: abordagens que contribuem para o crescimento da agropecuária brasileira” tem como proposta criar um espaço de discussão, reflexão e disseminação de conhecimentos acerca da produção, reprodução e conservação de animais. Neste, busca-se reunir trabalhos que debatam e relatem a pecuária e agricultura, como atividades diversificadas que influenciam no setor socioeconômico e no desenvolvimento regional. Esse contexto, compreende estudos produtivos, tecnológicos, sociais e ambientais, desde que beneficiem o espaço rural; a preocupação com a qualidade ambiental e uso racional de recursos naturais será um diferencial.

Os seguintes eixos guiam esta edição especial:

  1. Produção animal e desenvolvimento rural sustentável: setor em crescimento na economia que exige práticas sustentáveis;
  2. Inovação e tecnologias na reprodução animal: ampliação de produtividade e incremento da eficiência no processo reprodutivo;
  3. Conservação, Morfologia, Citogenética e Reprodução Animal: estudos morfológicos através da anatomia básica, diagnóstico por imagem, citogenética, além de estudos sobre a taxonomia, sistemática, biologia, comportamento e das interações interespecíficas e intra-específicas de grupos zoológicos.
  4. Agroecologia e cadeias produtivas: visões do campesinato, biodiversidade e produção sustentável de produtos de origem vegetal e animal;
  5. Saúde animal, epidemiologia, patogênese e controle de doença de animais e microbiologia dos alimentos: estudos em diagnóstico, epidemiologia, fisiopatologia, controle, tratamento e prevenção das doenças que afetam os animais domésticos e silvestres.
  6. Manejo e conservação de recursos naturais:estudos em ecologia, agroclimatologia, ciências do solo, hidrologia, uso da terra e agricultura planejada.
  7. Uso e conservação de recursos pesqueiros: políticas de conservação, estudos de percepção e monitoramento ambiental da ictiofauna presente em ambiente aquático (doce e salgado).

A partir desses temas sugestivos, convidamos pesquisadores (discentes e docentes) a contribuírem com seus trabalhos, enriquecendo a obra. A estes ficam consignados os nossos agradecimentos.

Editores convidados: Thiago Machado da Silva Acioly & Diego Carvalho Viana (Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão)