Usos e Apropriações do Cinema no Ensino de História Segundo Jonathas Serrano.

Autores

  • Lara Rodrigues Pereira UDESC

Resumo

O presente texto é fragmento de dissertação de mestrado em curso do programa de Pós-Graduação em História da UDESC, orientada por Cristiani Bereta da Silva. Em minha dissertação objetivo entender de que maneiras os professores de História da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis se utilizam de narrativas cinematográficas em suas aulas. Para tanto precisei mergulhar na história dos usos do cinema no Ensino de História e neste caminho me deparei com a obra de Jonathas Serrano publicada em 1935, intitulada “Como se Ensina História” através da qual o autor, impregnado de sua época, dedica-se a orientar professores de História a desempenharem suas práticas de ensino. Neste livro há um capítulo inteiro dedicado as possibilidades do cinema para o Ensino de História e é justamente sobre estas impressões de Serrano que aqui debruçarei minha atenção.

Downloads

Publicado

2012-06-03