DESAFIOS À UNIVERSALIZAÇÃO E A QUALIDADE SOCIAL DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL

Autores

  • Gilvan Luiz Machado Costa Universidade do Sul de Santa Catarina

Resumo

O objetivo do artigo é problematizar questões relacionadas à natureza da matrícula do ensino médio. Recorrem-se as informações estatísticas disponibilizadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) para discutir a composição da matrícula e os indicadores educacionais. Destaca as metas relacionadas ao ensino médio regular e a formação docente contidas no Projeto de Lei n. 8.035, de 2010. Os dados empíricos expressam os desafios relativos à matrícula, formação, infraestrutura e podem contribuir com a discussão sobre a definição de políticas regulares que oportunizem a universalização do ensino médio com qualidade social.

Biografia do Autor

Gilvan Luiz Machado Costa, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade Federal de Minas Gerais (2009-2010). Atualmente é professor do Mestrado em Educação da Universidade do Sul de Santa Catarina-Unisul. Desenvolve pesquisa nos seguintes temas: ensino médio, trabalho docente e política educacional.

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Publicado

2012-06-04