Ensino Médio: formação ou escolarização

Autores

  • Gislaine Medeiros Baciano Universidade Nove de Julho

Resumo

Buscando apreender as circunstâncias em que vêm ocorrendo a escolarização dos jovens na sociedade contemporânea, bem como as expectativas juvenis em relação à formação que recebem no Ensino Médio, analisamos documentos oficiais, estatísticas, estudos anteriores e as próprias percepções dos estudantes. Constatamos que a escola ainda é concebida como importante espaço de formação, mas que os jovens almejam uma formação voltada à preparação para o mundo do trabalho e consideram as atuais práticas escolares como inadequadas e sem sentido. Partindo da concepção de Adorno (2010), concluímos que a formação da juventude contemporânea vem sendo condicionada a espaços e circunstâncias limitantes. E que, nesta conjuntura, a escola tem atuado mais como espaço de socialização e certificação e os jovens desenvolvem estratégias de adaptação e autopreservação para concluir essa etapa obrigatória da educação escolar.

Biografia do Autor

Gislaine Medeiros Baciano, Universidade Nove de Julho

Doutoranda na UNINOVE e Professora de História da Prefeitura do Município de São Paulo.

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Publicado

2012-06-03