A DOCÊNCIA NOS CURSOS DE ENSINO MÉDIO INTEGRADO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva PPGE/UFSC; Instituto Federal Catarinense

Resumo

Resumo: Esta comunicação pretende apresentar algumas considerações acerca da docência nos cursos integrados de ensino médio e o desafio para as políticas de formação de professores. A partir de um estudo teórico apresenta-se uma breve reflexão sobre as políticas educacionais brasileiras, destacando-se a política de Ensino Médio Integrado à Educação Profissional (Emiep) para a classe trabalhadora. Em seguida apresenta a concepção teórica do Ministério da Educação (MEC) para os cursos de Emiep a partir de quatro categorias indissociáveis para a formação humana: trabalho, ciência, cultura e tecnologia. Finaliza-se o trabalho apresentando duas concepções de formação de professores baseadas nessas quatro categorias e a análise de alguns dados empíricos sobre projetos de formação docente em andamento.

Biografia do Autor

Filomena Lucia Gossler Rodrigues da Silva, PPGE/UFSC; Instituto Federal Catarinense

Pedagoga. Mestre em Educação UNOESC-Joaçaba. Doutoranda em Educação pelo PPGE/UFSC. Professora Titular do Instituto Federal Catarinense-Videira. Docente do Curso de Pedagogia e de cursos de Especialização no IFC-Videira.

Downloads

Publicado

2012-06-03