Educar para o Trabalho: a Função do Ensino Secundário Para JK

Autores

  • Gisele Gutstein Guttschow UFPR

Resumo

O artigo objetiva abordar considerações do ex-presidente da República Juscelino Kubitschek no final da década de 50 e início de 60, sobre uma das funções do ensino secundário: a educação para o trabalho. Para esse artigo utilizou-se como fonte as mensagens educacionais proferidas pelo presidente Juscelino Kubitschek ao Congresso Nacional durante a abertura da sessão legislativa, relativas ao período de mandato desse presidente (31 de janeiro de 1956 a 31 de janeiro de 1961), acerca da reorganização e mudanças nas escolas secundárias frente à questão do trabalho como sendo uma das funções da educação brasileira.

A equipe do presidente chefiada por Lucas Lopes, elaborou um plano governamental mais conhecido como Plano de Metas, baseado em cinco setores de investimentos: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação. Para essas proposições, naquele momento, considerou-se necessário adequar à política educacional a esses objetivos. Pois, evidenciou-se que a falta de qualificação da mão-de-obra seria um obstáculo ao desenvolvimento industrial e, consequentemente, econômico, do Brasil. Com o ensino que foi ministrado, até então nas escolas do ensino secundário, se percebeu que a formação concedida aos estudantes brasileiros estava aquém das necessidades de qualificação profissional objetivada pelo governo federal.

 Desejou-se um ensino voltado para a preparação para o trabalho, ou seja, na formação de operários a fim de atender a carência do setor industrial do país e propiciar o crescimento nos setores econômico e social. Pois na perspectiva do nacional-desenvolvimentismo as condições sociais dos brasileiros ganhariam melhora com o crescimento econômico.

A escola secundária se concentrou no requerimento de formação profissional necessária ao desenvolvimento econômico nos setores da indústria, comércio, agricultura e magistério primário com o intuito de atender as condições, peculiares e necessidades de cada região.

Biografia do Autor

Gisele Gutstein Guttschow, UFPR

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Possui especialização em Comunicação, Política e Imagem também pela Universidade Federal do Paraná-UFPR e especialização em Especialização em Metodologia do Ensino de História pela Faculdade Internacional de Curitiba, FACINTER. É graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade da Região de Joinville- UNIVILLE.

Downloads

Publicado

2012-06-03