O olhar feminista e o processo de criação de Deslady

Margarida Gandara Rauen, Angelica Kauffmann

Resumo


Este artigo aborda o olhar feminista em Deslady(Curitiba, 2018), adaptação da peça Macbeth, de William Shakespeare, para um solo de Nathalia Luiz, a palhaça Tinoca.  Discute-se a identidade violenta de Lady Macbeth, as relações de poder e a loucura, expondo a ganância e a falta de liberdade nas práticas culturais androcêntricas de poder. São citados depoimentos oferecidos por mulheres artistas participantes da equipe de criação, ilustrando as suas percepções enquanto agentes de composição. Consideram-se as múltiplas codificações de teatro e de palhaçaria feminina nas máscaras da Palhaça Tinoca, de Lady Macbeth e de Deslady.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573103332018214

Direitos autorais 2018 Urdimento - Revista de Estudos em Artes Cênicas




Indexadores


 

 

         

Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br - Tel. 3664.8353

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.