Camadas de gestos: estratégias para problematizar a relação entre corpo e

Roberto Douglas Queiroz Gorgati

Resumo


O presente artigo propõe uma discussão sobre as relações entre corpo, objeto e como essa relação cria narrativas. Este diálogo entre corpo e objeto pode revelar outras qualidades para ambos. Corpo e objeto são, para o Teatro de Animação, elementos que constroem juntos sua história. Essa história é formada por camadas   que podem ser identificadas e percebidas como um arranjo de gestos e objetos.Esses arranjos, mais do que um modelo, são questões sobre corpo, objetos, gestos e suas dinâmicas. Quando um objeto tradicional como uma marionete é percebidacomo dinâmicas, camadas, técnicas e materiais, tal percepção revela o arranjo, a composição como vários objetos colocados juntos. Assim tem-se novos objetos e gestos criando narrativas sob outra perspectiva.No presente estudo, a marionete, utilizada como exemplo, é tomada por um objeto complexo e composto que extrapola uma função dramatúrgica específica e passa ser parâmetro de reflexão sobre o corpo no teatro. 

 


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DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573102322018410


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Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br - Tel. 3664.8353

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