Contribuições à leitura do objeto em cena

Autores

  • Maria de Fátima Souza Moretti UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102322018384

Resumo

O papel do objeto em cena é fundamental no teatro de animação e naquele que não usa a palavra escrita ou falada. A semiosfera que reúne e combina os objetos, o tempo, o som, o movimento e a imagem a outros elementos produzidos em cena, é responsável pela significação.Investigaremos como o teatro serve-se da semelhança para significar. Os objetos podem significar por eles mesmos, ou produzir outros significados: um telefone rosa em cena pode também passar a ideia de feminilidade. Esse modo de ver – um telefone como um signo dentre um conjunto de signos – permitiu-nos elaborar operações sígnicas com o objetivo de criar condições favoráveis à dramaturgia no teatro de animação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Souza Moretti, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, SC

Departamento de Artes (UFSC). Animação-Improvisação-Pesquisa em Artes

Downloads

Publicado

2018-09-11

Como Citar

MORETTI, Maria de Fátima Souza. Contribuições à leitura do objeto em cena. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 32, p. 384–396, 2018. DOI: 10.5965/1414573102322018384. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102322018384. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Sessão Especial - Teatro de Animação: Memórias e Metafóras