Objeto, corpo, espaço, e... Provocações sobre dramaturgia e formação no Teatro de Animação

Mario Ferreira Piragibe

Resumo


O artigo é a reescrita de uma fala de provocação feita a partir de uma proposta de se discutir as funções de objeto, corpo e espaço no Teatro de Animação contemporâneo. Os principais assuntos da apresentação são: discutir as origens dramatúrgicas das transformações formais da linguagem do Teatro de Animação ao longo das últimas décadas e, ao abordar mais precisamente os elementos objeto, corpo e espaço, propor que o ator animador seria um elemento catalisador das dinâmicas e dos significados de tais elementos sobre a cena. Tal discussão encaminha uma compreensão entrelaçada entre processos de criação e de formação do artista, e a provocação se encerra apresentando uma lista de perguntas relativas a formação para o ator no Teatro de Animação contemporâneo.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1414573102322018103


Indexadores


 

 

         

Urdimento – Revista de Estudos em Artes Cênicas - Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - Centro de Artes (CEART) - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - (PPGT) – E-ISSN: 2358.6958 - Endereço: Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, Centro de Artes - Av. Madre Benvenuta, 2007, Itacorubi. Florianópolis. SC, Brasil. CEP: 88.035-001 – E-mail: urdimento.ceart@udesc.br - Tel. 3664.8353

Licença Creative Commons

  Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.