O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux

Autores

  • George Mascarenhas Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573102112008079

Resumo

Este artigo tem como propósito abordar os princípios técnicos e estéticos da mímica corporal dramática com relação à utilização de procedimentos cômicos em sua criação artística. Através de uma análise histórica, o texto destaca as características principais da mímica corporal dramática de Etienne Decroux e da pantomima, para mostrar os diferentes percursos dos dois estilos com relação à comicidade. Utilizando como base os conceitos de Bergson de mecanicidade e inadaptabilidade, o artigo discute a presença da comédia na técnica e repertório da mímica corporal dramática decrouxiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

George Mascarenhas, Faculdade Social da Bahia, Salvador, BA

Ator e diretor teatral formado pela École de Mime Corporel Dramatique (Londres), Mestre em Artes, Doutorando em Artes Cênicas (PPGAC/ UFBa), professor do Curso de Artes Cênicas da Faculdade Social da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-09-22

Como Citar

MASCARENHAS, George. O espírito travesso na mímica corporal dramática de Etienne Decroux. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 2, n. 11, p. 079–088, 2018. DOI: 10.5965/1414573102112008079. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573102112008079. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo