O último Pirandello e sua personagem-atriz

Autores

  • Martha Ribeiro Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ

DOI:

https://doi.org/10.5965/1414573101162011097

Resumo

O decênio 1925-1936 será a fase mais conturbada e complexa na experiência artística e existencial de Pirandello: o dramaturgo se envolve com os problemas concretos do fazer teatral, questiona a própria poética que o atormentou a vida inteira e, principalmente, mantém com a jovem atriz Marta Abba uma ambígua relação pessoal e artística. Escassamente discutida, se comparada ao número de estudos da fase imediatamente anterior, esta dramaturgia tardia ir testemunhar uma grande explosão de contribuições críticas, na Itália, a partir de 1995 (ano de publicação do epistolário Pirandello-Abba). Mas, no Brasil, sua gênese ainda permanece substancialmente desconhecida.

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Biografia do Autor

Martha Ribeiro, Universidade Federal Fluminense (UFF), Rio de Janeiro, RJ

Diretora teatral e Professora Adjunta do Departamento de Artes da Universidade Federal Fluminense, Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS), e do Programade Pós-Graduação em Ciência da Arte da UFF. É Doutoraem Teoria e História Literária (UNICAMP-IEL), com períodosanduíche na Università di Torino. Realizou Pós-Doutorado na UNICAMP-IAR. Em suas publicações, destaca-se o livro “Luigi Pirandello: um teatro para Marta Abba”, da Editora Perspectiva.

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Publicado

2020-12-30

Como Citar

RIBEIRO, Martha. O último Pirandello e sua personagem-atriz. Urdimento: Revista de Estudos em Artes Cênicas, Florianópolis, v. 1, n. 16, p. 097–105, 2020. DOI: 10.5965/1414573101162011097. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento/article/view/1414573101162011097. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Continuo