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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

I – Aspectos Gerais

1. A revista Urdimento é uma publicação quadrimestral. Com previsão de publicação nos meses de março, agosto e dezembro de cada ano.

2. A revista é dirigida pela Editoria, composta por cinco (5) membros. Aos editores cabe a definição das políticas editoriais, a escolha das abordagens estabelecidas no âmbito dos dossiês, a supervisão de todo o processo editorial, a designação de pareceristas para as submissões, a comunicação com os autores, a gestão dos indexadores, a aplicação das normas e do regulamento editorial, a prospecção de fontes de financiamento para a revista e a garantia de correta observância da revisão gramatical e da manutenção da uniformização editorial.

3. A revista Urdimento publica, exclusivamente, textos inéditos - artigos, relatos, traduções, entrevistas - resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas na área de Artes Cênicas e campos associados. Os textos podem ser escritos em português ou em espanhol.

4. O(s) autor(es) deve(m) ter, preferencialmente, o título de doutor, aceita-se, contudo, doutorandos, mestres e mestrandos, sendo que estes últimos devem públicar em conjunto com um doutor.

5. Artistas reconhecidos por seus pares, em sua área de atuação, e referendados pelos Editores dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Urdimento, mesmo que os mesmos não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso passamos a reconhecer o artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo artístico.

6. Submissões poderão ser arquivadas pela Editoria no caso de os autores responsáveis não responderem aos pareceres em até seis meses.

II – As sessões organizativas da Urdimento

 7. Dossiês: esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista e do referido dossiê, cujo tema poderá ser proposto por qualquer membro da Editoria, Conselho de Pareceristas, pesquisadores interessados, devidamente justificado e relacionado à área de concentração do programa ao qual a revista está vinculada.

OBS: no momento da submissão de um artigo, para esta seção, o autor deve selecionar corretamente o dossiê escolhido

 8. Fluxo Contínuo: esta seção é composta por artigos inéditos, de relevância à área temática da revista. Cada artigo poderá conter imagens, tabelas e/ou gráficos, devidamente identificados, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

9.Relatos: Nesta seção serão aceitos trabalhos de artistas/pessoas referenciadas por suas atividades artísticas ou acadêmicas, mas que não possuem títulos de Mestre ou Doutor. Os trabalhos devem possuir referencial acadêmico. Apresentar crítica analítica. E a temática do relato ser de relevância para a área das Artes Cênicas. Os relatos/artigos serão avaliados pelos pares, tal como os demais artigos da Urdimento.

10.Traduções: Serão aceitas traduções de textos de língua estrangeira para a língua portuguesa, devidamente acompanhadas de autorização do detentor dos direitos do texto original.

11.Entrevistas: esta seção é composta de entrevistas com pesquisadores/artistas vinculados as artes cênicas.

III – Avaliação pelos pares (Peer Review)

12. Desde que atendam às especificações formais relacionadas abaixo, as propostas de contribuição (artigos, relatos, traduções e entrevistas) passarão por uma triagem inicial, feita pela Editoria da Urdimento.

13. Passando por essa triagem inicial, as propostas de contribuição entrarão em processo de avaliação de mérito, durante o qual serão submetidas a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou temas em questão), que resguardará o anonimato entre avaliadores e autores.

14. Os pareceres e as propostas de contribuição serão apreciados, em conjunto, pelas editoras. Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação da proposta de contribuição e, eventualmente, a solicitação ao autor de reformulações que atendam às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra esse pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar uma nova versão da proposta de contribuição, que será avaliada novamente, tanto pela Editoria como pelos pareceristas que sugeriram as alterações.

15. Os artigos enviados aos dossiês devem ser avaliados quanto a pertinência de sua aceitação para a Urdimento pelos Editores do Dossiê, composto no mínimo por três e no máximo por cinco proponentes. Submetidos ao sistema de avaliação duplo-cego.

16. As entrevistas serão avaliadas pela Editoria, não sendo submetidas ao sistema de avaliação duplo-cego por pares, não havendo, portanto, necessidade de se recorrer ao Conselho de Pareceristas nesses casos.

17. As traduções também podem ser avaliadas pela Editoria, que, nesse caso, pode aprová-las, rejeitá-las ou, se entender necessário, submetê-las à apreciação de avaliadores do Conselho de Pareceristas.

18.A cada dois anos, a Editoria efetuará um balanço do rendimento dos membros do Conselho de Pareceristas, levando em consideração aspectos como: disponibilidade em atender as demandas da Editoria; agilidade na emissão de pareceres; qualidade dos pareceres emitidos; eventuais contribuições à política editorial; manutenção do currículo Lattes pessoal atualizado. Conselheiros que receberem indicação de baixo desempenho poderão ser automaticamente descredenciados.

IV – Normas para a submissão de artigos, relatos, traduções e entrevistas

19.  Os textos devem ser encaminhados para o sistema SEER (http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento) no qual os dados dos autores devem ser inseridos somente no formulário do sistema, inclusive deve ser indicado o endereço eletrônico e a sua biografia de até três linhas, enfatizando o vínculo institucional e as formações acadêmicas e artísticas. O arquivo com o artigo e relato deve estar livre de quaisquer tipos de identificação, seja pelo nome dos autores digitado no corpo do texto ou nas propriedades do arquivo, seja pela menção de informações por intermédio das quais se possam deduzir a autoria. Caso tenha dificuldades de tornar o artigo anônimo, basta mencionar isso nos "comentários ao editor" durante o processo de submissão online. A Editoria responderá ao remetente, confirmando o recebimento do arquivo.

20. Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as normas gramaticais vigentes.

21. Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista.

22. Todas as propostas de contribuição devem estar em editor de texto Microsoft Word (formato DOC) ou compatível, com fonte Arial tamanho 12 e espaço 1,5. Com título em negrito, e em minúsculo.

23. Os artigos, relatos, traduções e entrevistas podem ter entre 20.000 e 60.000 caracteres (incluídos os espaços). E o arquivo deve ser limitado a 2 MB.

24. O arquivo deve apresentar o título (com no máximo 100 caracteres), resumo (entre 400 e 700 caracteres) e até cinco palavras-chave; título em inglês, abstract e até cinco keywords (com as mesmas dimensões).

25. Em todas as modalidades de texto (artigos, relato, traduções ou entrevistas), as notas devem ser colocadas no rodapé e a referências ao final do texto.

26.  Seja nos artigos, relatos e traduções as citações de até três linhas devem vir entre aspas e no corpo do texto. As citações com mais de três linhas devem vir destacadas, em letra 11, sem aspas e sem itálico, com recuo à esquerda de 4 cm. As intervenções feitas nas citações (introdução de termos e explicações) devem ser colocadas entre colchetes. As omissões de trechos da citação devem ser marcadas por reticências entre parênteses.

27. Os termos em idiomas diferentes do idioma do texto devem ser grafados em itálico.

28. A inserção de citações, no artigo, em língua não portuguesa ou espanhola, deve aparecer no corpo do texto em português e em nota de rodapé o texto na língua original, acrescido do nome do tradutor.

29.  Referências: devem ser apenas referentes aos textos citados no trabalho. A palavra Referências deve estar em minúscula, negrito.

30. As referências devem usar o sistema autor/data da seguinte forma: (Sobrenome do autor, ano) para citações indiretas e (Sobrenome do autor, ano, página) para citações diretas. Exemplos: (Silva, 1997) ou (Silva, 1997, p.452). Diferentes títulos do mesmo autor e mesmo ano devem ser identificados com uma letra que os diferencie. Exemplo: (Silva, 1997a, p.452).

31.  Caso os artigos incluam fotos, desenhos ou materiais gráficos da autoria de terceiros, é indispensável indicação da fonte ou da autoria da imagem. O material deverá vir acompanhado de legendas de identificação.

32. O envio do artigo original implica na autorização para publicação segundo o conceito de Creative Commons 3.0 e será publicada na revista Urdimento digital.

33. A revista não aceita contribuições que tenham sido submetidas a mais de um periódico simultaneamente. Se houver alguma chance de a submissão estar sendo avaliada por outro periódico, a comunicação à Editoria deve ser imediata.

34.  As citações bibliográficas das notas de rodapé e da bibliografia final devem seguir as normas da ABNT-NBR 6023, exemplificadas abaixo.

Alguns exemplos

. Livro:

VEIGA, Eliane Veras da. Florianópolis: Memória Urbana. Florianópolis: Fundação Franklin Cascaes, 2010.

Capítulo de livro:

CHARTIER, Roger. Editar Shakespeare. In: PARANHOS, Kátia (Org.) História, teatro e política. São Paulo: Boitempo, 2012, p. 15-33.

 • Dissertação e tese:


XAVIER, Jussara Jinping. Acontecimentos de dança: corporeidades e teatralidades contemporâneas. Florianópolis, 2012. Tese (Doutorado) – Centro de Artes, Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Artigo de periódico:

ROPA, Eugenia Casini. A dança urbana ou sobre a resiliência do espírito da dança. Urdimento, Florianópolis, v. 2, n. 19, p. 113-121, 2012.

 

Artigo de jornal:

ALVES, Uelinton Farias. A experiência teatral do poeta Cruz e Souza. Suplemento Cultural de Santa Catarina - Ô Catarina,  Florianópolis, dez. 2013, p. 9
.

Trabalho publicado em anais:

CABRAL, Beatriz Ângela Vieira. A tensão como pivô da experiência em drama. In: VI CONGRESSO ABRACE, 2010. Anais do VI Congresso de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, São Paulo, p. 1-5.

Publicação on-line – Internet:

RADRIGÁN, Valeria. Cuerpo y voz: unión y separación en la historia del teatro y la danza. Telondefondo: Revista de teoria y critica teatral, Argentina, n. 15, jul. 2012. Disponível em: http://www.telondefondo.org/numeros-anteriores/21/numero15/. Acesso em: 22 abr. 2014.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A Urdimento publica textos inéditos - artigos, relatos, traduções e entrevistas – em português e espanhol, resultantes de pesquisas, estudos, debates, práticas artísticas e científicas nas Artes Cênicas e áreas afins.
  2. O(s) autor(es) deve(m) ter, preferencialmente, o título de doutor. Aceita-se também artigos de doutorandos, mestres e mestrandos, sendo que estes últimos devem publicar em colaboração com um doutor.

     

  3. Cada autor só poderá ter um artigo ou resenha em processo de seleção, isto é, entre o início da submissão e a publicação final. Será, ainda, resguardado um intervalo de dois anos para que o mesmo autor possa publicar outro texto na Urdimento.

    Artistas reconhecidos por seus pares, em sua área de atuação, e referendados pelos Editores dos Dossiês, podem publicar artigos e/ou relatos nos dossiês da Urdimento, mesmo que os mesmos não possuam titulação acadêmica, ou possuam apenas graduação. Com isso passamos a reconhecer o artista que possui um domínio teórico/prático valorizado no seu universo artístico.

  4. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares

     

 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações acadêmicas e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da revista Urdimento. O (s) autor (es) se compromete a sempre que publicar material referente ao artigo públicado na Revista Urdimento mencionar a referida publicação da seguinte forma:

"Este artigo foi públicado originalmente pela revista Urdimento em seu volume (colocar o volume), número (colocar o número) no ano de (colocar o ano) e pode ser acessado em:

 http://www.revistas.udesc.br/index.php/urdimento

 

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